4 de jul. de 2015

Livro sobre maçonaria e independência do Piauí é lançado em Parnaíba

Membros da maçonaria, historiadores e representantes de instituições participaram na noite desta sexta-feira (03/07), no auditório da Universidade Federal do Piauí, do lançamento da obra intitulada “A Maçonaria e a história da independência do Piauhy”, do historiador Diderot Mavignier.


Entre os presentes, o presidente da Federação do Comércio do Piauí – FECOMERCIO, Valdeci Cavalcante, que relembrou o período de 1780, quando Voltaire, que é o pai da Enciclopédia Universal lançava na loja maçônica as nove irmãs, em Paris, sua obra grande obra sobre maçonaria mundial. 

“Hoje Diderot lança em Parnaíba em meados de 2015, a grande obra da maçonaria parnaibana, onde ele faz uma associação das lutas políticas pela independência do Piauí e mostra a força da maçonaria no movimento dessa causa. Então, isso é muito importante, o Diderot é o nosso Voltaire do século XXI”, ressaltou Valdeci.
O professor e historiador Hélcio Carvalho destacou que em sua obra, Diderot Mavignier colabora de forma significativa para consolidar Parnaíba no contexto histórico nacional, uma vez que, os parnaibanos é que deram o primeiro grito de independência no norte. “Em sua obra, ele ressalta a participação de um grupo social que contribuiu muito para que esta decisão fosse tomada aqui no norte. Considero uma obra relevante, uma obra que vai contribuir muito para o aprofundamento dos estudos e a valorização de Parnaíba no contexto histórico brasileiro”.

O anfitrião da noite, o historiador e pesquisador Diderot Mavignier, lembrou que sua produção é resultado de oito anos de pesquisas e estudos sobre o tema, onde dá ao leitor, a oportunidade de ter um outro olhar sobre o fato histórico tão importante para o Estado que é a independência do país. Na obra obra abordará sobre nomes de grande importância para Parnaíba. 

“Entre os nomes estão o de Simplício Dias, que foi o mentor de toda a história junto com seus amigos, com destaque para Dr. João Conde Deus e Silva, Bernardo Antônio Saraiva que é patrono da nossa cavalaria, Miranda Osório, Leonardo de Carvalho Castelo Branco e tantos outros que nosso Brasil tem que conhecer porque foram homens importantes e que mudaram a história da Independência do Brasil no norte do nosso país”.


Por Tacyane Machado/EXTRA PARNAÍBA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...