*Nem sempre jejum é necessário
Na grande maioria dos exames o jejum não é necessário. “Alguns podem até necessitar de uma dieta especial, mas o que vai determinar essa prática será o método de realização, por isso é muito importante se informar antes da realização dos exames”. Geralmente o jejum é indicado para alguns tipos em que podem apresentar resultados alterados pela alimentação, como glicose e triglicerídeos. Pergunte todos os detalhes no momento em que o mesmo for marcado. Hemograma, tipagem sanguínea, teste de gravidez (beta HCG),teste de plaquetas, PSA (antígeno prostático específico), testes para todos os tipos de hepatite,avaliação da tireoide (T3, T4 e TSH), sorologias para rubéola e toxoplasmose e dos testes de ureia, creatinina, magnésio, cálcio, potássio, sódio, progesterona, bilirrubina e HIV, são exemplos de exames que não necessitam o jejum por parte do paciente.
* Necessidade do Jejum:
Quando o organismo passa horas sem alimentação, as reservas de glicose vão se esgotando rapidamente, como também, outras fontes de energia, como proteínas e gorduras e passam a ser utilizadas para que o organismo mantenha suas funções vitais e funcione normalmente. Quanto mais longo for o período de jejum, mais gordura e proteínas são consumidas. É por isto que, para alguns exames relacionados ao metabolismo de elementos como glicose e gorduras, existem padronizações de tempo de jejum – o valor de referência do exame foi padronizado com esse tempo. Geralmente é necessário 12 horas de jejum para que realmente o paciente esteja apto á realizá-los.
*Exames em Crianças
As crianças menores de 6 anos não necessitam fazer longos períodos de jejum. A coleta, nestes casos, é realizada o mais próximo possível da alimentação seguinte.
* O melhor horário:
As pessoas preferem passar boa parte do jejum dormindo, é normal que a maioria vá para os laboratórios bem cedo. No entanto, exames que dispensam jejum ou que exigem apenas poucas horas sem comer podem ser feitos tranquilamente entre o intervalo de grandes refeições. Mas é preciso atenção: alguns exames, embora dispensem o jejum, precisam ser feitos em horários específicos. É o caso da dosagem de ferro e dos hormônios ACTH, cortisol e CTx, pois existem substâncias que sofrem variação ao longo do dia e atingem seu nível máximo pela manhã. Cortisol e ACTH devem ser coletados entre 7h e 9h, enquanto o exame de ferro precisa ser feito até às 10h.
*Bebidas Alcoólicas e Cigarro:
Quanto aos fumantes e quem consome bebidas alcoólicas precisam de cuidados redobrados, pois alguns exames exigem abstinência (não fazer uso) por períodos específicos. É o caso, por exemplo, da dosagem dos triglicerídeos e da glicose – recomenda-se a abstinência de álcool por três dias.
*Toda regra tem uma exceção:
A palavra final deve ser sempre a do médico solicitante. Os exames são realizados por Farmacêuticos, Médicos e Biomédicos em Laboratórios de Análises Clínicas e os mesmos, têm suas diretrizes (regras de procedimentos) definidas e podem orientar sobre como o exame deve ser feito, verificar o uso de medicamentos que o paciente esteja utilizando para não alterar os resultados, e a finalidade dos Laboratórios e seus profissionais é emitir laudos. Jamais entregar resultados com diagnóstico, tarefa esta, que somente o médico poderá fazer e após o diagnóstico dar seguimento a terapia (tratar e acompanhar o paciente) como também, no processo de atenção farmacêutica(orientações do profissional farmacêutico) que a após o diagnóstico médico ele pode fazer na Farmácia Comunitária, Farmácia Hospitalar, Centro de Terapia Intensiva, entre outras unidades de saúde; as devidas orientações ao paciente e ao médico responsável . É muito importante que o paciente realize o exame conforme foi requisitado. Cabe à pessoa respeitar o estipulado, e aos laboratórios atenderem às exigências.
Dr. Kleber Aurélio (Farmacêutico)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.