18 de jul. de 2015

Índice de Preços ao Consumidor do PI acumula alta de 8,81% em 12 meses

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,85% em junho, após avançar 0,74% no mês anterior, segundo o Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Fundação Cepro). É a taxa mais alta para o mês desde fevereiro deste ano, quando o índice subiu 1,26%. Em junho do ano passado, o IPC avançou 0,54%.

Consumidor não tem o hábito de ler o rótulo (Foto: Suelen Gonçalves/G1 AM)Custo da Cesta Básica aumentou 
(Foto: Suelen Gonçalves/G1 AM)


Com o resultado, o índice oficial da inflação de Teresina acumulou alta de 5,25% no primeiro semestre, a maior variação para o período de janeiro a junho desde 2003, quando foi de 6,33%. Em 12 meses, a inflação acumulada foi de 8,81%, a taxa mais elevada desde julho 2004 (8,88%).

Em relação ao desempenho dos grupos componentes, registrou-se alta significativa em Serviços Pessoais (2,31%), Saúde e cuidados Pessoais (1,01%) e Alimentação (0,89), enquanto Vestuário e Transportes registram queda de 0,39% e 0,38%, respectivamente.

No que se refere aos produtos com maiores influências no aumento do IPC de Teresina, salienta-se: loterias (44,67%, em média); remédios vasodilatadores, pressão (3,35%); artigos de perfumaria (1,97%); e as hortaliças e frutas que foram majoradas em (6,88%) e (3,34%), na média, cada uma.

Variação da Cesta Básica
O Custo da Cesta Básica, indicador relacionado diretamente ao poder de compra do salário mínimo, depois de oito meses de alta consecutiva, registrou queda de 0,22%, em relação ao mês anterior, resultado consequente da diminuição de preços do tomate (2,74%), feijão (2,72%) e farinha de mandioca (0,85%), principalmente.

O valor final do preço da Cesta Básica, em junho de 2015, foi de R$ 295,57, o que corresponde a 37,51% do valor total do salário mínimo vigente no país.

Produtos com maiores altas em junho de 2015
Grupo Alimentação: Mamão (32,10%), Cebola (17,35%), Alho (14,29%), Pimentão (12,04%). Grupo Saúde e Cuidados Pessoais: Armação para óculos (7,22%), Perfumes/média (6,63%), Remédios/vasodilatadores (3,35%), Tintura para cabelos (3,07%). Grupo Serviços Pessoais: Jogos/loterias (44,07%), livros didáticos (4,08%), Manicura (1,59%), Aguardente (1,38%).

Para o estatístico da Fundação Cepro, Elias Alves Barbosa, chamaram atenção o mamão, os remédios e os livros didáticos. “O mamão porque não é um produto que costuma ter um aumento tão volumoso assim, os remédios porque foram aumentados especificamente os vasodilatadores, medicamentos para pressão arterial, e os livros didáticos porque não é comum termos um aumento em livros de 1º e 2º graus nesse período do ano”, pontua o diretor de Estatística.
Fonte: G1

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