1 de jul. de 2015

A Cajuína do Piauí e a identificação geográfica

Por:Josenilto Lacerda(*)

A cajuína do Piauí e o seu modo de fabricação é patrimônio cultural imaterial do Brasil, título esse concebido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI após longo processo de avaliação mediante a ousadia dos produtores de cajuína com apoio de diversas entidades, com destaque para o Sebrae. 
Essa bebida típica de nosso estado tem qualidades nutricionais excepcionais, vindo de encontro a tendência de busca pelo consumo de alimentos práticos e saudáveis por parte da população. A cajuína é apresentada ao consumidor para pronto uso, conservando praticamente todas as propriedades nutricionais do caju, onde destacamos o seu alto teor de vitamina C, além de cálcio, fósforo, ferro e moderado valor calórico concebido pelo açúcar natural do caju, a frutose. É suco, não contém álcool (embora possa ser misturada com bebida alcoólica). Não tem conservantes e nem aditivos químicos e tem seu sabor aprovado pela maioria das pessoas que provam a primeira vez. Obviamente ainda tem muitos desafios pela frente, como o aumento da escala de produção, a ocupação de canais de comercialização que permita ao consumidor encontrá-la o mais próximo possível, assim como acontece com as bebidas industrializadas. 
A evolução desse processo tem se dado pela implementação do programa de Identificação Geográfica – IG. O IG é um conjunto de normas e procedimentos adotados para a fabricação da cajuína por produtores participantes de uma determinada região (no caso o Estado do Piauí), conferindo ao produto uma qualidade única. No Brasil hoje, temos 40 projetos de identificação geográfica, sendo que no Piauí a Cajuína é pioneira. Esse importante passo será a base de um contínuo desenvolvimento e melhoria da qualidade da bebida e das regiões onde ela está inserida quebrando a inércia de atitude e iniciando um efetivo protagonismo dos que fazem a cadeia produtiva da cajuína, sendo essa a maior garantia de continuidade da ação. 
O projeto IG começa inicialmente com seis marcas de cajuína distribuídas por todo o Estado e a medida que for se consolidando, naturalmente mais produtores serão inseridos. Isso eleva a Cajuína do Piauí com IG a condição de produto premium, de qualidade bem superior a produtos de mesmo nome fabricado em outras regiões, mas de qualidade inferior e de questionável autenticidade. 
Cajuína é 100% suco de caju e numa garrafa tem de 7 (garrafa com 355 ml) a 10 (garrafa de 500 ml) cajus, enquanto num suco industrializado temos cerca de 30% disso e num refrigerante derivado de fruta, menos de 4%.
Nesse aspecto o IG da Cajuína do Piauí permite oferta aos consumidores um produto saudável e de qualidade superior.

(*)Josenilto Lacerda Vasconcelos
Agrônomo, proprietário da CAJUÍNA CRISTAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...