20 de jun. de 2015

Português adapta a tradicional culinária lusitana à cultura parnaibana

A Vila do Luso é um dos lugares mais conhecidos do município da Mealhada. Vila turística, arborizada na parte meridional (sul) do Baixo Vouga, distrito de Aveiro. De lá, veio o português José Coelho, que após se apaixonar pela atriz Carmem Carvalho, pessoa a qual convive, trocou o clima lusitano pela cidade de Parnaíba.


Com ele, veio o seu dom, a habilidade de viver a culinária portuguesa. O português mora há quatro anos em Parnaíba e trabalha de maneira autônoma, preparando pratos especiais, adequando alguns ingredientes da “terra” aos quitutes portugueses. Entre as suas especialidades, caldos, sopas, mousses, doces, peixes, dentre outros.

Zeca, como é mais conhecido, contou que também trabalha na preparação de “quentinhas”, para isso, o cliente deve avisá-lo com antecedência, para que tudo seja feito conforme o solicitante deseja. Além disso, ele prepara jantares onde o cliente desejar. Todas as refeições são trabalhadas de maneira especial, já que a gastronomia portuguesa baseia-se em ingredientes como o vinho, azeite, produtos hortícolas, dentre outros.

José Coelho apresentou um dos pratos dos mais solicitados pelos clientes e apreciado por conhecidos e amigos. Trata-se do “Bacalhau ao forno com cuscuz”. Para a preparação, utilize os ingredientes a seguir:

- 500 a 600 gramas de Bacalhau pré-cozido e dessalgado;
- 01 abobrinha cortada em rodelas bem finas;
- 02 molhos de espinafre cortados;
- 02 cebolas grandes cortadas em rodelas;
- 02 folhas de louro;
- 04 batatas (inglesa) grandes cozidas e cortadas em rodelas;
- 05 ou 06 dentes de alho picados;
- Salsinha;
- Corante;
- Noz moscada;
- Azeitonas;
- Sal;
- Pimenta do Reino;
- Azeite de Oliva;
- 01 cuscuz médio de milho desfarelado.

Passo a passo
Primeiramente coloca-se o azeite de oliva na frigideira e a cebola para dourar. Em seguida, acrescenta-se um pouco de corante ao refogado de cebola e reserve em um recipiente. Novamente, coloca-se azeite na frigideira, acrescenta-se a abobrinha, sal a gosto, corante, o espinafre cortado, o alho e as folhas de louro. É necessário que esta mistura cozinho por aproximadamente 10 minutos.
Enquanto isso, unte um refratário de vidro com margarina e coloque as batatas cozidas preenchendo desta forma, o fundo do recipiente. Por cima das batatas, coloque o bacalhau levemente desfiado, acrescente a cebola que já estava reservada, noz moscada e pimenta do reino a gosto. Acrescente a mistura feita com abobrinha e espinafre que estava em cozimento e por último, o cuscuz desfarelado.
De acordo com a gastronomia portuguesa, o toque especial fica por conta do azeite de oliva e noz moscada ralada que você deverá colocar por cima dos outros ingredientes. Após isso, é só levar ao forno aquecido por 20 minutos. Após esse período, retire do forno e acrescente as azeitonas e a salsinha como decoração do prato. 
Os interessados em saborear a gastronomia portuguesa com adaptação à culinária parnaibana, podem entrar em contato com José Coelho pelo número fixo 33224609 ou pelo número de celular Tim - 99758385.

Por Tacyane Machado/Extra Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...