O jovem João Pedro Sá Lins, de 17 anos, obteve o 2º lugar na XI Olimpíada Brasileira de Biologia. O parnaibano disputou em um universo de 60 mil estudantes de todo o Brasil. João foi estudante do Colégio Nossa Senhora das Graças, em Parnaíba e foi inscrito pela escola para participar do concurso. Na primeira etapa da olimpíada, o rapaz foi o único piauiense a acertar as trinta questões avaliativas.
A primeira fase da XI Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) foi realizada no dia 11 de abril de 2015. A prova da segunda fase do concurso nacional foi aplicada no dia 17 de maio. O resultado foi divulgado no último sábado (30/05). A diferença entre o primeiro e o segundo colocado foi de apenas dois pontos.
João Pedro relatou que desde criança, sempre teve uma rotina voltada para os estudos. Com relação ao seu preparo para a Olimpíada de Biologia, ele destacou que aconteceu por meio de estudos específicos voltados para a disciplina de Biologia, já que sua intenção é cursar Medicina. “Comecei a estudar pela madrugada, mas depois me adequei e passei a estudar durante o dia todo, cerca de dez horas diárias”.
Além do esforço pessoal, o jovem contou com a ajuda de colegas e do professor de Biologia, Mario Cristiano, que segundo ele, chegou a dar aulas até durante os domingos para a sua preparação. Além dele, alguns outros jovens da cidade também participaram do concurso nacional.
Com o olhar tímido, João enfatizou o apoio incondicional dos pais, Antônio João Castelo Branco Lins Júnior e Christiane Maria Montenegro Sá Lins, que sempre buscaram investir em seus estudos. O garoto prodígio conta que os pais além de proporcionar o contato com a leitura para um melhor aprendizado, sempre se fizeram presentes em seu dia-a-dia, desde as atividades mais simples às mais difíceis.
O pai, Antônio João Castelo Branco, demonstra toda a emoção ao falar do filho. Ele conta que, nunca houve preocupação quanto aos estudos do rapaz de 17 anos, já que ele sempre buscou superar desafios. O pai disse ainda que, João Pedro é um exemplo e que a relação familiar contribuiu para a evolução do estudante.
Ao ser questionado sobre o tempo que tem para o lazer, João diz que gosta de simples atividades, como jogar vídeo game e tocar bateria. Ele ressaltou que tem uma vida normal e consegue fazer tudo o que tem vontade, mas que sua prioridade é a dedicação aos estudos. Exemplo disso, é a sua rotina diária, onde parte do seu tempo tem sido dedicado para o preparo visando próximos desafios.
O parnaibano lembra que a batalha está só começando. A próxima meta é o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Esta será a porta de entrada para a realização do sonho em ser médico. Além da preparação para o ENEM, João Pedro utilizará sua boa nota e sua 2ª colocação na XI Olimpíada Brasileira de Biologia para tentar uma bolsa de estudos no programa do Governo Federal, Ciências Sem Fronteiras e na Fundação Estudar, que existe para despertar e desenvolver o potencial de jovens talentos.
Por Tacyane Machado
Por Tacyane Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.