12 de jun. de 2015

Formada lista tríplice para a escolha do novo Procurador Geral de justiça

Novamente uma mulher é a mais votada na lista tríplice para o cargo da Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí (MPE-PI). Na eleição realizada durante toda esta sexta-feira (12/06), a promotora Cláudia Seabra foi a mais votada. Ela obteve 91 votos.
Elói recebeu 78; e Cleandro, que empatou com Eny Marcos em 70 votos, entrou para a lista pelo critério de tempo de serviço público estadual. Os outros candidatos, Luís Francisco e Maurício Souza, tiveram 64 e 26 votos, respectivamente.
Única mulher na disputa, a promotora Cláudia Seabra afirmou que pretendefazer mais e melhor caso seja escolhida como PGJ. Ressaltou a importância da estruturação do MP, sobretudo, no interior do estado. Comentou que busca o cargo porque ao longo dos anos de nove anos tem acumulado muita experiência e acima de tudo, porque entende que pode ajudar toda a classe. A ampliação do quadro de promotores também figura entre suas principais propostas. 
FOCO DA PRETENSA GESTÃOFortalecer o GAECO, criar o GAAT e outros grupos de apoio aos servidores, bem como investir em tecnologia. Cláudia Seabra tem uma plano de gestão bem definido e segundo ela, executável. A eterna luta pelo aumento do orçamento não ficou esquecida e também foi proposta da candidata.
AM2.JPG
BUSCA POR MUDANÇA
Membro do Ministério Público desde 1996, o promotor Elói Júnior montou sua plataforma de campanha voltada principalmente para as propostas de melhorias para a classe. Destaca ainda propostas inclusivas e um plano de gestão participativo. Ele questiona alguns pontos da gestão da atual procuradora Zélia Saraiva e fala em mudança.
aeloi.JPG
NOMEAÇÃO DE MAIS PROMOTORES
O promotor Cleandro Moura é membro do MPE-PI desde 1996 e busca renovar os comandos da instituição. Com a experiência adquirida com os anos de atuação, tanto no interior como em Teresina, ele se diz preparado para o desafio. Proporcionarmelhor estrutura de trabalho e integrar as Promotorias estão entre suas propostas. Para o promotor, também é imperioso a quebra de cláusulas de barreiras no MP e também a nomeação de mais promotores. Ele atuou nos últimos meses ao lado da Procuradora Zélia Saraiva, como seu chefe de gabinete.
AM3.JPG
A eleição, que aconteceu com o uso de urnas eletrônicas, ocorreu de forma tranquila e menos de 10 minutos após o término da eleição, a Comissão Eleitoral já estava divulgando o resultado. Resultado curioso tendo em vista um empate no terceiro lugar.
O presidente da Comissão Eleitoral, procurador Antonio de Pádua esclareceu sobre a eleição e o fato inusitado.
"O primeiro critério de desempate era a votação e eles empataram. O segundo era o tempo de serviço na carreira e eles empataram novamente, pois entraram no MPE-PI na mesma data. O desempate veio no tempo de serviço prestado ao Estado. Neste ponto, o candidato Cleandro venceu porque havia exercido o cargo de delegado", explicou o procurador Antônio de Pádua, presidente da Comissão Eleitoral.
ad1.JPG
"O primeiro critério de desempate era a votação e eles empataram. O segundo era o tempo de serviço na carreira e eles empataram novamente, pois entraram no MPE-PI na mesma data. O desempate veio no tempo de serviço prestado ao Estado. Neste ponto, o candidato Cleandro venceu porque havia exercido o cargo de delegado", explicou o procurador Antônio de Pádua, presidente da Comissão Eleitoral.
100% DE PRESENÇA
Outro destaque desta eleição, segundo Antônio de Pádua, foi o comparecimento de 100 dos eleitores, ou seja, todos os 146 promotores e os 20 procuradores estiveram na sede do MPE-PI votando.
ae9.JPG
Durante toda o dia a movimentação na sede do MP foi grande, com a presença de procuradores e promotores, que se deslocaram das diversas cidades em que atuam. O Corregedor do MP, procurador Aristides Pinheiro a Procuradora Geral Zélia Saraiva, estiveram na eleição. A procuradora não falou com a imprensa.
PROCURADORA COM A LISTA
Já está nas mãos da procuradora Zélia Saraiva a lista com o nome dos três mais bem votados na eleição do MPE-PI. Ela vai encaminhar ao governador Wellington Dias, que fará a nomeação do próximo PGJ.
ad2.JPG
RESULTADO FINALCláudia Seabra 91 votos
Elói Júnior 78 votos:
Cleandro Moura 70 votos
Eny Marcos 70 votos;
Luís Francisco 64 votos;
Maurício Gomes 26 votos;
Brancos 79 votos;
Nulos 20 votos
Adados.JPG
Publicado Por: Jhone Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...