Salão Rota das Emoções abre chance para troca de experiências. Evento segue até domingo (28), em Jericoacoara (CE).
Secretário elenca ações para fortalecer o Turismo no Piauí e gerar renda. Empresários do trade turístico do Piauí aproveitam para ampliar oportunidades em feira. Na 3ª edição do Salão de Turismo Rota das Emoções, o secretário estadual de Turismo, Flávio Nogueira, destacou ações que estão sendo realizadas para fortalecer o setor no Piauí. “Estamos buscando mecanismos para que possamos ampliar a infraestrutura necessária para atrair turistas, como a sinalização, melhoria do acesso com rodovias, reurbanização de espaços turísticos. Também buscamos investimentos para dotar o Piauí da infraestrutura necessária para receber bem o turista, junto a instituições governamentais e junto a iniciativa privada”, elencou o secretário durante uma Mesa Redonda.
Com essas ações, o objetivo, segundo o secretário, é promover as potencialidades dos atrativos turísticos do Estado do Piauí, aumentando a competitividade dos produtos e destinos, com melhor organização e estruturação na oferta turística e que permita o acesso de todos os públicos. “Com isso, de forma indireta, estamos proporcionando o desenvolvimento e melhoria dos índices econômicos e sociais, do emprego e renda para a população”, reforçou.
Rota das Emoções
Complexo turístico que passa por três Estados brasileiros – Maranhão, Piauí e Ceará –, a Rota das Emoções é conhecido assim pelas amplas opções do chamado turismo de aventura – com as condições perfeitas para a prática do surfe, windsurfe, kitesurfe e outros esportes – e ecoturismo.
Complexo turístico que passa por três Estados brasileiros – Maranhão, Piauí e Ceará –, a Rota das Emoções é conhecido assim pelas amplas opções do chamado turismo de aventura – com as condições perfeitas para a prática do surfe, windsurfe, kitesurfe e outros esportes – e ecoturismo.
No roteiro, estão verdadeiros paraísos como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – unidade de conservação no Maranhão, com área total de 156.584 hectares –, o Delta do Parnaíba – com 73 ilhas fluviais entre os Estados do Maranhão e Piauí – e Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará.
Ao todo, 14 municípios integram a Rota das Emoções, sendo cinco do Maranhão: Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutoia e Santo Amaro. Em mais de 10 anos após sua criação, a Rota das Emoções ampliou de 18% para 82% o índice de empresas formalizadas; de dois para oito dias o período de permanência do turista no roteiro; e de zero a 30 o número de eventos internacionais em que a Rota já foi apresentada.
O diretor-técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Maranhão, José Morais, explica que, agora, o desafio é encontrar, com o poder público, soluções para problemas estruturais dos municípios que formam a Rota das Emoções. “O turismo funciona como a maior cadeia produtiva do mundo. É a cadeia que consegue fazer o maior número de inclusões de atores, econômicos, sociais e educacionais. Nós só estamos praticando isso. É um projeto coletivo, que inclui o Maranhão, o Piauí e o Ceará”, explicita.
E se vale lançar mão da melhor estratégia para destacar o Maranhão na Rota das Emoções, nada mais original e criativo do que cantar a paixão pela terra: um grupo de maranhenses acabou fazendo, de forma espontânea, a apresentação de toadas de bumba meu boi e canções consagradas, como ‘Ilha Magnética’, do cantor e compositor César Nascimento.
Da redação do Jornal da Parnaíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.