25 de jun. de 2015

Em Parnaíba, crianças participam do encerramento das atividades semestral da Equoterapia

O 2º Batalhão de Polícia Militar do Piauí, localizado em Parnaíba vem executando um trabalho de reabilitação de deficientes físicos e mentais, por meio do uso do cavalo, obtendo resultados positivos, tanto no que diz respeito aos pacientes, quanto aos policiais e às instituições envolvidas, proporcionando significativo implemento para a Polícia Militar, já que trata-se da aproximação da polícia com a comunidade por meio da responsabilidade social.


A equipe da Equoterapia do 2º Batalhão Major Osmar, realizou hoje o encerramento das atividades do semestre. A atividade foi desenvolvida na praia de Atalaia, em Luís Correia. As crianças atendidas pelo projeto foram levadas para um dia de lazer.

De acordo com a coordenadora do Centro de Equoterapia da Polícia Militar do Piauí, em Parnaíba, Capitã Iris, são atendidas 40 crianças praticantes, que possuem deficiências e dificuldades diversas, entre elas, Síndrome de Down, autismo, síndrome do pânico, paralisia cerebral, hiperatividade, dentre outras.
A responsável pelo Centro de Equoterapia informou ainda que, dentre as crianças que participaram do encerramento, algumas continuarão o tratamento e outras receberam alta. Ela destacou a possibilidade de outras crianças do município buscarem o tratamento. Para isso, os pais ou responsáveis devem procurar a cavalaria no quartel da Polícia Militar do Piauí, em Parnaíba, de segunda à sexta-feira das 7 às 13h.
No local, será entregue ao responsável pela criança, uma ficha de avaliação médica que deverá ser levado para o médico que faz acompanhamento do paciente e este deverá preencher. Mediante isso, o médico poderá avaliar se a equoterapia é um tratamento que poderá ser feito pela criança.

O Centro de 
Equoterapia da Polícia Militar do Piauí, em Parnaíba possui dois cavalos, que segundo a capitã Íris, devem ser dóceis, com estatura mediana e recebem treinamento específico para a atividade. Oito profissionais participam da equipe, entre eles, policiais militares, outros cedidos pela APAE e pela Prefeitura de Parnaíba (Secretaria da Saúde e Educação).

Entre os parceiros para a realização do tratamento estão, a Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), Prefeitura de Parnaíba e APAE.

Sobre a Equoterapia

A Equoterapia é um método terapêutico, paralelo à terapia tradicional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar (equitação, saúde, educação) buscando o desenvolvimento bio-psico-social de pessoas com deficiência.


Por Tacyane Machado
Fotos: Equoterapia/Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...