25 de mai. de 2015

SÓ NA PROMESSA: Shopping Popular de Parnaíba: dois anos depois o projeto não saiu do papel

Nesta segunda- feira (25) estará completando 2 anos que o prefeito Florentino Neto, acompanhado de vários vereadores, esteve na Praça dos Poetas com o projeto do Shopping dos Camelôs debaixo do braço a fim de explica-lo aos ambulantes que ali trabalham como seria feita a obra que iria beneficiá-los.

“É um projeto simples mas extremamente funcional, que vai contemplar 158 pequenas lojas, com 8 banheiros, inclusive um para deficientes, cujas lojas vão acomodar os camelôs que estão hoje na Rua Marechal Deodoro e na Praça Coronel Jonas, e outros que estão ao redor da Praça dos Poetas. Queremos poder acomodar essas pessoas para que elas possam exercer suas atividades econômicas e sustentarem suas famílias com dignidade”, explicou o prefeito naquele dia.

Era um sábado, por volta de 11 e meia da manhã. E ele foi além dizendo que na segunda feira seguinte deveria estar sendo publicado o edital de licitação para a obra, para a seguir ser dada a ordem de serviço. Seria a primeira grande obra da gestão Florentino Neto, que estaria cumprindo uma promessa de campanha, dizia na ocasião.

Depois vieram as desculpas do prefeito, que só então lembrou que precisava consultar o IPHAN já que a Praça dos Poetas faz parte do centro cultural, tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional.

"Uma intervenção no centro da cidade tem que ter uma discussão com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e nós estamos promovendo isso. Mas já estamos concluindo este diálogo, por se tratar de uma área que é tombada pelo patrimônio histórico, mesmo assim, já autorizei a realização da licitação", disse o prefeito, em julho de 2013, dois meses depois.

O Projeto para a construção  do Shopping Popular de Parnaíba, ou "Shopping dos Camelôs", orçado em  R$ 698.364,00 (seiscentos e noventa e oito mil e trezentos e sessenta e quatro reais ) foi elaborado pela Secretaria de Serviços Urbanos e Defesa Civil, com o auxílio da equipe do Núcleo Técnico de Engenharia da Prefeitura e aprovado pelos vendedores  cadastrados.

Com a revitalização da Praça da Santa Casa e construção do novo “troca-troca”, que seria a segunda realização do prefeito, o assunto foi sendo esquecido e hoje já não se fala mais no Shopping dos Camelôs.

REFORMA DO MERCADO CENTRAL:UM ANO
Na próxima quarta feira (27) será o aniversário de um ano das obras de reforma do antigo Mercado Central, nas imediações da Praça dos Poetas, que deveriam ter sido iniciadas no final de 2013 mas só começaram no dia 27 de maio de 2014, que, pela simplicidade dos “reparos” a serem feitos, a expectativa era de serem concluídas em 90 dias, conforme mostra a placa.

Ali, cerca de 16 pessoas desenvolviam atividades comerciais mas foram retiradas do local que foi interditado pelo Corpo de Bombeiros, após constatar ameaças de desabamento por conta de deterioração da área, além de problemas nos sistemas hidráulicos e elétricos que a Prefeitura deveria recuperar. Eram, enfim, pequenos problemas no teto e nos banheiros. A administração não divulga o prazo de conclusão da obra.

Bernardo Silva)
Fonte:Jornal "Tribuna do Litoral"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...