7 de mai. de 2015

No dia do oftalmologista um alerta para as 3,9 mil doenças relacionadas à visão

A saúde ocular nos últimos anos vem ganhando destaque devido ao aumento de problemas como o de catarata e glaucoma. No entanto, o conhecimento da população sobre a importância da prevenção de problemas relacionados à visão ainda é insuficiente. No dia 7 de maio se comemora o dia do oftalmologista e a data serve de alerta para cuidados básicos que devem ser adotados, a fim de evitar problemas sérios relacionados à visão.

De acordo com dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia existem cerca de 3,9 mil doenças relacionadas a visão que podem ser evitadas com um diagnóstico precoce. Segundo o oftalmologista Fábio Martins, os cuidados devem acontecer ainda na fase inicial da vida. O ideal é que seja realizada uma avaliação ocular no bebê para verificar se há indícios de glaucoma ou catarata congênitos, miopia, hipermetropia, astigmatismo e doenças hereditárias.

O check-up anual deve se tornar uma rotina a partir dos sete anos de idade para a análise da pressão ocular, refração e alterações na retina. Já aos 40 anos de idade os cuidados tornam-se obrigatórios. “Nesta faixa etária são recorrentes os casos de presbiopia também conhecido como vista cansada, por isso os exames devem ter uma periodicidade maior. Deve haver um cuidado maior também com o aumento da pressão intraocular e indícios de glaucoma. Já nos casos das mulheres há um agravante, pois esse público costuma no período da menopausa apresentar a síndrome do olho seco que se não for tratado pode danificar a córnea”, ressalta o especialista Fábio Martins.

A conscientização da população sobre a importância da saúde ocular poderia diminuir os altos índices de cegueira no mundo, que hoje atinge cerca de 50 milhões de pessoas, segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS). As principais causas para a cegueira irreversível no mundo são o glaucoma e diabetes ocular que podem se manifestar apenas quando a doença já está em uma fase mais avançada.

As pessoas que não possuem déficit visual devem também ficar atentas, pois muitas vezes apenas através de exame oftalmológico mais completo, que mede a pressão ocular e avalia o fundo de olho, é possível diagnosticar algumas doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...