De acordo com dados divulgados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Estado do Piauí ocupa o 9º lugar entre os 27 da estados da Federação, no que diz respeito ao número de mortes entre jovens assassinados na faixa etária de 15 e 29 anos, vítimas de disparos de arma de fogo.
Os números apontam ainda que a região Nordeste é a que apresenta os índices mais elevados nas taxas de mortalidade, com destaque para os estados do Ceará e do Maranhão, cujo número de vítimas por arma de fogo (AF) quadruplicou na década. Rio Grande do Norte mais que triplicou, e Alagoas, Bahia, Paraíba e Piauí mostram taxas de crescimento acima de 100%, isto é, mais que duplicando seu número de vítimas por AF. O único estado da região a evidenciar queda nos números foi Pernambuco: saldo negativo de 33,4%.
Em 10 anos, os números no Piauí cresceram de foram assustadora. No relatório apresentado constata-se que em 2002, 158 pessoas morreram em decorrência de disparos de armas de fogo. Já em 2012, esse número subiu para 353, o que representa um aumento de 123,4%.
De acordo com o secretário de segurança do Estado, o capitão Fábio Abreu, a polícia tem trabalho no sentido de reduzir cada vez mais esses números. Segundo ele, a intenção é de que o número de armas que circulam de forma ilegal possa ser reduzido. "Temos que aumentar as revistas individuais e buscar cada vez mais retirar armas de circulação", disse em entrevista à TV Cidade Verde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.