16 de mai. de 2015

Dica de Saúde: DIARREIA INFANTIL E DESIDRATAÇÃO

Diarreia
Trata-se de uma doença frequente caracterizada por desarranjo do intestino com aumento do número de evacuações e fezes amolecidas ou líquidas provocada por vírus, bactérias entre outras causas, que pode ser prevenida com algumas medidas básicas como, lavar bem as mãos antes de preparar os alimentos, depois de usar o banheiro, antes e depois de lidar com os bebês, principalmente depois da troca de fraldas. Os cuidados devem ser maiores ainda com as crianças, a preparação dos alimentos deverá ser feita até duas horas antes de serem oferecidos e colocados no refrigerador por, no máximo, 24 horas. É de fundamental importância não oferecer à criança restos de alimentos comidos em refeições anteriores.
Desidratação
A principal causa de internações e mortes é a desidratação. Alguns sinais podem ajudar a identificar o quadro. Tais como: olhos fundos, lábios ressecados, muita sede, pouca saliva, choro sem lágrima, pele seca e pouca urina são alguns deles. Nesta circunstância, a criança deve ser levada imediatamente ao serviço de saúde. O soro oral deve ser oferecido após cada evacuação ou vômito, caso as fezes estejam muito líquidas.
Soro Oral
diarreia
O soro preparado com os sais de reidratação oral, distribuídos gratuitamente nas unidades básicas de saúde, ou vendido em farmácias deve ser dado a crianças com diarreia e vômitos, para prevenir a desidratação. Vale ressaltar que o soro não corta a diarreia, mas é essencial porque repõe o liquido e sais minerais perdidos nas fezes ou vômitos.
Para prepará-lo, adicione todo o conteúdo de um envelope de sais em um litro de água filtrada e misture bem. Não se deve adicionar sal ou açúcar. Depois de pronto, o soro só pode ser utilizado por 24 horas, após esse prazo deve-se jogar fora o que sobrou e preparar mais um litro de soro se necessário.
No caso do “soro caseiro”, trata-se de uma solução preparada com açúcar e sal, que por não ser tão completo e exato nas dosagens quanto aquele feito com os sais entregues nas unidades básicas, deve ser utilizado apenas quando não se tem acesso aos sais de reidratação oral.
Preparo do Soro Caseiro
Existem 2 formas diferentes de preparar o soro caseiro e ao prepará-lo deve-se ter muito cuidado e seguir rigorosamente uma das receitas que indicamos abaixo, porque um erro na preparação pode causar convulsões nas crianças desidratadas.
Receita de soro caseiro usando colher de sopa
1 litro de água filtrada, fervida ou mineral engarrafado.
1 colher de sopa bem cheia de açúcar ou 2 colheres rasas de açúcar (20 g)
1 colher de café de sal (3,5 g)
Receita para 1 copo de 200 ml de soro caseiro
2 medidas rasas de açúcar, do lado maior da colher padrão
1 medida rasa de sal, do lado menor da colher padrão
1 copo (200 ml) de água filtrada, fervida ou mineral engarrafada
O soro feito com sais de reidratação oral ou caseiro deve ser oferecido à criança após cada episodio de evacuação amolecida ou vomito, em pequenos volumes (para evitar vômitos), com colher ou no copo. Não se deve parar de oferecer água e a alimentação normal da criança, apenas com menores volumes e maior frequência. Caso a criança esteja amamentando, ela deve continuar fazendo uso do leite materno.
AO PRIMEIRO SINAL OU SINTOMA DE DIARREIA PROCURE A UNIDADE DE SAÚDE MAIS PRÓXIMA.
Dr. Kleber Aurélio
 (Farmacêutico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...