15 de mai. de 2015

DESABAFO

Por:Benedito Gomes(*)

Assistindo notícias na televisão fomos informados que a Suécia está planejando fechar 4 penitenciárias, exatamente por falta de pessoas que ali fiquem encarceradas. O  mesmo noticiário informava ainda que a educação lá é de 1º mundo: escolas equipadas com tudo o que há de melhor. Com professores bem pagos e juventude estudando. O resultado de tudo isso é que a criminalidade naquele país chega a quase zero.

Dando uma guinada de 180º (graus) vamos olhar o panorama educacional em Parnaíba. E é com saudades que recordo da nossa União Caixeiral, grupos escolares José Narciso, Luiz Galhanoni, Unidades Escolar Clóvis Salgado, na rua Francisco Severiano (Guarita) e a nossa tradicional Escola Normal Francisco Correia. Todos esses estabelecimentos de ensino estão atualmente com suas atividades encerradas. Daí vem a pergunta: será que quando Parnaíba tinha 80 mil habitantes possuía mais jovens em idade escolar do que hoje? Ou será que nossos governantes apenas e tão somente abandonaram a nossa educação?!

A propósito de governantes, o atual governador, Wellington Dias, está demonstrando grande interesse em construir penitenciárias. Esta semana inaugurou uma no município de Altos, com capacidade para 140 detentos. Está construindo outra em Campo Maior, com a mesma capacidade. E o que chama a atenção também é que o orçamento para a construção de uma casa dessas é de R$ 4.000.000,00 (quatro milhões). Temos certeza que com menos de 2.000.000,00 (dois milhões) se constrói um colégio de excelente qualidade, com capacidade para 450 alunos, divididos nos 3 turnos.

Com o fechamento da Academia de Polícia Militar em Parnaíba, que era a nossa escola de formação de oficiais; com o CFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças) em Teresina, quase sem funcionar, imagina-se que muito em breve, para as comemorações do dia 7 de setembro, nossa Polícia Militar tenha dificuldades para formar um pelotão de soldados que seja expressivo. Terá que juntar policiais de outras paragens e trazer para cá. Isto considerando a forma como vem sendo reduzida a Polícia do Piauí.

E com o abandono da educação a bandidagem tende a crescer. Se continuar do jeito que vai, daqui a alguns anos o desfile da independência não será mais feito por estudantes e militares. Será, sim, feito por bandidos, que são milhares. Eles seguirão pela avenida batendo com o pé no chão, ao som da tornozeleira eletrônica.

E serão festivamente aplaudidos por aqueles que ficam no palanque, que geralmente são os mesmos que desviam o dinheiro da merenda escolar, tirando da boca de uma criança pobre um prato de sopa e em seu lugar distribuem bolacha “Cream Cracker”, limpa e seca. Serão aplaudidos por aqueles que desviam o dinheiro da saúde; por aqueles que superfaturam as obras públicas; por aqueles que distribuem o dinheiro público em contracheques para amigos e apadrinhados políticos. Refiro-me aos bandidos de colarinho branco. Neles a polícia não pode chegar, porque têm foro privilegiado, têm imunidade parlamentar, possuem mandatos dado pelo povo. Enfim, eles são nossos “representantes”. A que ponto chegamos, hein?!!!(B.Silva)

(*)Benedito Gomes- Contador(UFPI)
Especial para o Blogdobsilva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...