13 de mai. de 2015

Assunto: habilitação desabafo em Parnaíba

Sr. Carlson

Estava tentando me habilitar pra carro e moto, principalmente por necessidade e, o tão esperado sonho de se habilitar. Mas infelizmente esse sonho tornou-se um pesadelo, iniciei o processo em 14/05/2014  e teria que concluir o processo até 14/05/2015.
Só que tem todo um processo para conclusão, primeiro fiz os exames médicos que conclui em 20/05 (6 dias)Iniciei as aulas teóricas em 26/05 e conclui em 30/06. Fiz a primeira prova teórica no Detran em 23/07, mas infelizmente fiquei reprovada. Daí repeti o exame em 11/08, quando fui aprovada. Iniciei as aulas praticas em 24/09 e conclui todas as aulas praticas em 31/10. Fui encaminhada para a prova pratica em 29/11/2014, a primeira que teve depois do termino das aulas práticas, e infelizmente fiquei na prova de moto, passei na de carro.

Daí começa o meu pesadelo, fiquei sabendo que só tem prova pratica uma vez por mês em Parnaíba e com quantidade limitada, e pra minha infelicidade, o Detran –Pi estava ou está passando por problemas e com excesso de processos perto de vencer começou limitar vagas (isso soube através da autoescola). E por este motivo em dezembro não pude repetir, pois houve um tal de bloqueio e só estava sendo permitido agendar para dezembro, processo que estivesse vencendo até 15/01/2015 (o meu era pra maio), tudo bem, vou esperar. Em Janeiro farei. Mas que nada, o problema deve ter se agravado mais, pois em janeiro não teve banca em nossa cidade. E daí só fui repetir o teste de moto em fevereiro, e infelizmente não passei de novo. Fiquei chateada, pois mesmo com dificuldades financeiras, paguei uma taxa de reteste para o Detran e mais aulas para autoescola. No dia da prova pude observar o grande numero de reprovação de moto, e vi muita gente reclamando da pista, e inclusive um dos examinadores falou que as autoescolas deviam solicitar a retirada de um dos cones, pois esse tal cone, que é o ultimo antes da prancha, desequilibra e faz com que muita gente reprove. E foi na prancha que fiquei reprovada, então fiquei observando que realmente isso acontece. Então vou tentar no próximo mês. Mas fui surpreendida quando fui avisada pela autoescola que não daria pra eu repetir em março, pois não tinha vagas suficientes para moto e que não tinha dado para me agendar. Como assim? E meu direito de repetir, que deveria ser por Lei de 15 em 15 dias? E eu tenho culpa se o Detran não tem vaga suficiente? Eu paguei à vista a taxa do Detran de primeira habilitação e paguei à vista a taxa de reteste, como o DEtran não tem pessoal suficiente pra mandar pra fazer prova? Não teve jeito, mais uma taxa, mais um stres, vamos então para o próximo mês. Só no dia 20/04 que fui novamente pra fazer outra prova, mas de novo a prancha no meu caminho, também a gente fica muito tempo sem praticar, pois não tenho dinheiro suficiente pra ficar pagando aula todos os dias, ate que chegue outra data. Paguei a taxa e fui informada pela autoescola que faria no dia 01 ou 02 de maio, me sacrifiquei e peguei umas aulas, estava mais segura, dessa vez vai dá certo.

MAS, no meu caminho estava a incompetência do DETRAN de programar data que cai em feriado e de não ter compromisso diante de seus usuários, pois fiquei sabendo que a comissão não iria vir pra Parnaíba porque era um  FERIADOOOOOOOOOO. Como assim, esse povo não tem calendário? Fui brigar na autoescola, não foi ela que tinha me informado que seria nesta data? Mas percebi que eles são tão vitimas como nós. Fiquei sabendo que não há uma certeza para eles de quantos alunos irão colocar, que há uma disputa por vagas entre as autoescolas, que há mais vagas de carro do que de moto, inclusive que apenas é a metade, mesmo eles sabendo que a maioria dos processos é de carro e moto;  que tem mês que uma coloca mais do que as outras, e o pior é que fiquei sabendo que eu não teria mais chance de fazer, pois o DETRAN não iria mandar prova no mês de maio. Isso é um absurdo!!! Tudo que paguei, tudo que sofri, meu tempo, meu sonho de me habilitar de moto, foi por água abaixo. E ainda fui informada que pra eu receber a de carro que passei, tenho que pagar uma taxa de desistência de R$ 21,68  , não acredito nisso, mas eu não estou desistindo, eu estou sendo lesado por este órgão e ainda tenho que pagar pra desistir? NÃO QUERO DESISTIR, eles é que tinham que me pagar, me pedir desculpa pelo desaforo de sua incompetência. Ainda vai ter gente, pra dizer, porque você não passou de primeira vez? Eu estou questionando o fato de eu não ter tido chance suficiente, se eu tivesse tido a oportunidade de tentar mais vezes eu teria conseguido ou não, mas eu teria tentado. Desde a conclusão de minhas aulas práticas, se eles tivessem tido compromisso, eu teria dito 7 chances, e que por este problema deles, eu só fiz 3 vezes. E ainda tenho que pagar.

Diante de tudo isso, gostaria que você publicasse este fato, pois contando assim é inacreditável o descaso que o DETRAN tem pelos seus usuários. É uma forma que encontrei de não me calar e avisar para o DETRAN, que me sinto lesada. E também gritar para os vereadores, deputados, que vejam o que está acontecendo neste órgão, que solicitem explicações, que droga!!!  Ouvi de um outro aluno que também teve o mesmo problema que meu, dizer que não se pode fazer nada, o jeito é aceitar. Por isso que esse órgão incompetente está essa droga. Pronto, não me calei. Vai ter solução? Talvez não, mas minha voz não se calou diante de tanto desaforo.


MARIA DO SOCORRO DE O. CARVALHO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...