26 de mai. de 2015

21 ANOS DE EXISTÊNCIA:FUNDAÇÃO DR. RAUL FURTADO BACELLAR

Criada aos 26 de maio de 1994, a FUNDAÇÃO DR. RAUL FURTADO BACELLAR vê transcorridos 21 anos de sua existência nesta terça-feira, 26/05/2015.
Ao longo destes anos, de forma ininterrupta, a entidade parnaibana tem prestado relevantes serviços nas diversas áreas de educação, saúde, cultura; na preservação do meio ambiente e na assistência à criança, adolescente, idoso e aos deficientes de uma identificação mais ampla, além de tantos outros a beneficiar as camadas sociais mais pobres.
Não tem fins lucrativos e, conquanto reconhecida de utilidade pública municipal (Parnaíba), Estadual (Piauí) e Federal (União) não recebe recursos financeiros do Poder Público.
Em parceria com a Fundação Phillips e, através do piauiense Dr. José Horácio Gayoso e Almendra, então diretor da multinacional Phillips para a América Latina, construíram uma unidade de tratamento intensivo (UTI) das mais modernas, dispondo de 11 (onze) leitos a qual recebe o nome do ilustre parnaibano, advogado e professor RAIMUNDO MARTINS DE SOUSA, localizada no Hospital Dirceu Arcoverde – HEDA. Do mesmo modo, para o próprio HEDA – Parnaíba, na instalação do serviço de tomografia, com equipamentos de última geração de tecnologia, trazidos do exterior e, para atender, gratuitamente, todos que dele, principalmente nos momentos emergenciais, precisarem
Com donativos de seus fundadores (familiares do instituidor que nomina a Fundação) e de amigos, está construindo uma unidade educacional no “Conjunto Habitacional Dr. Raul Bacellar”, bairro Planalto, zona leste desta cidade. Ainda para este ano programa iniciar a construção do complexo “Centro de Convivência” para assistir pessoas de diferentes faixas etárias e sobretudo o idoso, devendo ao empreendimento agregar-se atendimentos médicos, odontológicos, jurídicos, de entretenimentos e outros.
A Instituição tem sede na Rua Vera Cruz, nº 744, bairro São José, fone/fax (86) 3322-2249, site: www.raulbacellar.org.br; e-mail: fundacaoraulbacellar@hotmail.com; Parnaíba-Piauí/CEP: 64.218-100.

Ao ensejo, alguns traços biográficos do Dr. Raul Furtado Bacellar.
 Nascido na cidade de Brejo dos Anapurus, Estado do Maranhão, em 26 de maio de 1891. Graduou-se em Farmácia-química e Professor em Letras, em Belém do Pará, aos 20 anos de idade, logo iniciando suas atividades para cuidar de impaludados e portadores de outras doenças tropicais na região do baixo amazonas, como assistente do cientista Oswaldo Cruz. Chegou à Parnaíba (PI) no ano de 1920 para servir, como farmacêutico, na então Estrada de Ferro Central do Piauhy. Montou sua “Pharmácia do Povo”, no centro de Parnaíba, no ano de 1927. Ao longo dos seus 86 anos de sacerdócio profissional acreditava haver curado mais de um (01) milhão de pessoas de diferentes idades e, em especial, crianças a quem dedicava especial carinho. Exerceu importantes outros cargos na cidade: professor, jornalista, escritor e Juiz de Direito. Na condição de Inspetor Federal de Ensino foi responsável pela elaboração de circunstanciado relatório que possibilitou o reconhecimento pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) da UNIÃO CAIXEIRAL para funcionar como estabelecimento de ensino graduando profissionais na área de contabilidade. Participou da criação de diversas entidades, dentre as quais: Rotary Club, Grupo de Escoteiros Baden Powell, Associação Parnaibana de Imprensa, Casa do Jornalista, Academia Parnaibana de Letras. Recebeu o título de Cidadão Parnaibano e Cidadão Piauiense. Foi agraciado com o título de “Comendador da Ordem do Mérito Renascença do Piauí”, pelo Governo do Estado. Também agraciado com a “Medalha do Mérito Farmacêutico do Brasil” pelos seus relevantes trabalhos de pesquisa científica na área da farmacologia. Foi homenageado com a “Medalha Paul Harris” a mais importante condecoração do Rotary Internacional. 
É patrono de cadeiras das Academias de Ciências, Artes e Letras de Teresina (Pi), Brejo e Tutóia (Maranhão). Tornou-se professor “Honoris Causa” pela Universidade Federal do Piauí. Criou a Fundação que leva seu nome, mantenedora da “Pharmácia do Povo – Museu Vivo”, instalada no Espaço Cultural Porto das Barcas, no ano de 1994, já tendo sido visitada, aos dias atuais (maio/2015), por mais de 186 mil pessoas das mais diferentes regiões do Brasil e do exterior. Do livro de sua autoria, “Palavras a Amigos”, destacou: “Ninguém é grande nem pequeno neste mundo pela vida que leva, pomposa ou obscura. A categoria em que temos que classificar a importância dos homens e das mulheres deduz-se do valor dos atos que praticam, das ideias que difundem, dos sentimentos e serviços que oferecem aos seus semelhantes.”  Assim viveu o Dr. Raul Furtado Bacellar, ao longo dos seus 106 anos de existência, considerado o farmacêutico mais idoso do Brasil em plena atividade, constituindo-se numa das personalidades mais notáveis de sua época.
(Texto alusivo aos 21 anos de existência da Fundação Dr. Raul Furtado Bacellar comemorados em 26/maio/2015 – Parnaíba/Piauí).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...