23 de abr. de 2015

IFPI tem Incubadora no Polo de Desenvolvimento Tecnológico de Parnaíba

A Delta inTec - Incubadora Tecnológica do Delta, fruto do Projeto Incubação e Empresas Juniores no Campus Parnaíba, fomentado pela Diretoria de Extensão Tecnológica e Comunitária, da Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal do Piauí, iniciou uma nova etapa na última sexta-feira, 17, quando ganhou duas salas com área superior a 30m², além de sua primeira empresa incubada, a SINAPSES, Empresa Júnior do Campus Parnaíba.

A expansão do projeto, que é desenvolvido sob a coordenação do professor Wilson Rosas, inauguração no Polo de Desenvolvimento Tecnológico de Parnaíba, que irá funcionar no Dunnas Shopping e já começa com 09 empresas instaladas.

Entre os principais serviços que serão ofertados pelo Polo estão a aceleração de startups, incubadora de empresas, desenvolvimento de pesquisas, e prospecção de negócios na área de tecnologia da informação. Será um espaço com custo zero para as empresas, que terão aluguel, condomínio, água, luz e internet de 50 MB por quatro anos. O projeto terá ainda apoio da ATI (Agência de Tecnologia da Informação do Estado) e da FAPEPI (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí). Segundo o diretor-geral do Campus Parnaíba, Alexandre Borges, a contrapartida do IFPI será a responsabilidade pela incubação das novas empresas e assessoria através de Núcleo de Inovação Tecnológica no que tange a proteção da inovação e Patentes.

Durante o evento o governador autorizou a Fapepi a realizar um processo seletivo para o Polo. "Nós acreditamos no que vocês estão fazendo aqui. Durante a visita do ministro Mangabeira Unger, em Teresina, ele nos falou que o Nordeste precisa ser vanguarda e apostar em tecnologia. Hoje nós estamos aqui inaugurando esse Polo revolucionário”, disse Wellington Dias.

"Com a autorização do governador, nós abriremos edital para seleção de alunos de ensino profissionalizante e superior, transformando pesquisas em empresas incubadoras, Startups, dentro do Polo Tecnológico de comum acordo com o IFPI, Sebrae e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico", afirma Francisco Guedes, presidente da Fapepi.

Para o professor universitário, Gildário Lima, a inauguração do Polo é uma quebra de paradigma. "Essa inauguração é um momento de muita honra, pois é um sonho realizado. Esse Polo vai entrar para a história porque é a união de empresários e universidade para o benefício da sociedade. Por isso, agradeço muito ao prefeito, Florentino Neto e ao governador, Wellington Dias, por terem essa visão de desenvolvimento".

“Compartilhamos dessa visão de que o caminho para o desenvolvimento da região só se dará com a integração entre empresas, governo e academia” reforçou o reitor Paulo Henrique Gomes de Lima.

Jornal da Parnaíba
Por Diretoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...