20 de abr. de 2015

DA UNIÃO CAIXEIRAL AO CENTRO CULTURAL JOÃO PAULO DOS REIS VELLOSO


Na segunda década do século XX Parnaíba foi marcada por um comércio efervescente que atraía rapazes de todo o Estado do Maranhão e do Ceará. Os comerciários, chamados caixeiros, sentiram a necessidade de uma entidade que os protegesse e permitisse formação específica sobre os diversos setores de emprego no comércio. Em 28 de abril de 1918, um grupo desses rapazes, a maioria ainda solteiros, reuniu-se em sociedade de ajuda aos seus interesses, nascendo então a sociedade civil União Caixeiral, composta de 122 sócios.
O nome já traduzia a base dos seus objetivos: caixeiros unidos em busca de um futuro melhor. Com a mensalidade de cada sócio, alugaram uma casa e logo iniciaram os cursos noturnos, com aulas de português, aritmética, geografia, inglês para o comércio, noções de compatibilidade marcantil e datilografia. Em 1919, compraram o terreno em que pretendiam construir a sede, na conhecida rua Grande, hoje Presidente Vargas. Em 1922, começaram a construção. Faziam festas e rifas para conseguir dinheiro. Algumas empresas acreditaram no sonho e colaboraram com verba e material de construção.

                                          Reis Velloso

Em 1933, embora o prédio não estivesse concluído, instalaram a escola. Em 1938 com o Curso Propedêutico Comercial  devidamente legalizado, começou a primeira turma, com aulas noturnas, que se formou em 1942. O presidente da União Caixeiral era Godofredo Correia Lima, que concluiu o prédio nos anos quarenta já devidamente ampliado. O diretor da Escola era Clodoveu Cavalcante, professor registrado na Diretoria Nacional de Educação, com vasta experiência no magistério secundário na capital cearense e em Parnaíba, destacando-se em prol do ensino comercial e do movimento cultural da União Caixeiral.

                   Valdeci Cavalcante:Presidente FECOMÉRCIO

A escola passou a ter Curso Técnico em Contabilidade, Ginasial, Primário e Jardim da Infância, prosseguiu pela segunda metade do século e, por dificuldades financeiras, fechou em 2005. Deixou a sua historia e a sua contribuição formativa em nomes que se destacaram no cenário nacional ocupando cargos como Ministro de Estado, Procurador da Justiça Federal, Deputado Federal, Escritores, dentre outras.
O Serviço Social do Comércio – Sesc, reconhecido o inestimável significado histórico da União Caixeiral para a cidade de Parnaíba, para o Piauí e Brasil pela representação da força comerciária fundadora desta instituição adquiriu o prédio no dia 23 de fevereiro de 2011 e transformou-o no Centro Cultural João Paulo dos Reis Velloso. São 1.841,28m² de área reformada que registra a memória dos seus fundadores e pioneiros – professores, ex-alunos, personalidades e artistas da cidade, dando nome aos espaços culturais que compõem este complexo.

EDIÇÃO:BERNARDO SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...