No último domingo (1), o programa Fantástico da Rede Globo exibiu uma reportagem especial sobre o espécime peixe leão, que segundo especialistas, apesar da bela aparência, pode causar grandes estragos no mar. Isso porque é grande predador de camarões e lagostas.
A matéria ganhou importância porque o temido peixe foi encontrado no mar de Arraial do Cabo, no litoral do Estado do Rio de Janeiro. Segundo a reportagem do Fantástico, esta seria a primeira vez que o peixe leão teria sido visto no Brasil.
Entretanto, o produtor cultural piauiense José de Maria afirmou ao Portal AZ que o espécime já habita os mares brasileiros há quase dez anos. “Eu estava assistindo à reportagem e lembrei-me de já ter visto a foto daquele peixe em alguma revista aqui em casa. Ao procurar, encontrei a foto em uma revista do Embratur publicada há quase dez anos atrás.”, explica.
Segundo José de Maria, a revista era uma ação promocional do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) promovendo vários Estados e suas praias. “A foto que estava associada ao arquipélago de Fernando de Noronha, era do peixe leão. Então, supõe-se que a foto foi tirada durante mergulho no mar de Fernando de Noronha e há muito tempo”, comenta.
Revista da Embratur em que foram publicadas as imagens do peixe em Fernando de Noronha:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.