4 de mar. de 2015

Arlindo Leão contesta texto da Assembleia Legislativa pelo “Dia do Piauí”


            Centrado no período que culminou com as lutas em prol da Independência do Brasil no Piauí, fato histórico que justifica o 19 de outubro como o “Dia do Piauí”, o ex-secretário da cultura de Parnaíba, Arlindo Leão, contestou o erro no título do texto que trata das solenidades do 4 de maio/2015, em Oeiras – “Comissão prepara festa dos 180 anos do Piauí”, assinado por Durvalino Leal – edição: Katya D’Angelles, no site http://www.alepi.pi.gov.br.
            O ex-secretário assim se referiu:
            “É estranho notar que o povo piauiense, passados anos, ainda se coloca à margem do conhecimento de sua própria História – essa condição nos edifica sem identidade, porque presos em um eterno modelo de atraso. Desta maneira, a Alepi colabora para uma falta de harmonia com as leis do estado, pondo em dúvida o “Dia do Piauí” (Lei Estadual n° 176/1937), gerando uma grande desordem no fragilizado entendimento do nosso povo em relação à data Magna do estado. Não bastasse a colocação do 13 de março de 1823 na bandeira do estado (batalha em que os piauienses foram massacrados em Campo Maior pelas tropas de Portugal), agora, além do 19 de outubro e do 24 de janeiro, inventaram de instituir uma quarta, o 4 de maio. Acredito que nenhum lugar do mundo admite quatro datas como marco de sua história, isso só prova a ignorância, a imprecisão e a desarmonia... A impressão que causa é que em termos de história, no Piauí ninguém se entende mesmo.
            “O dia 4 de maio de 1835, ocorrido há 180 anos, e como quer a Alepi, não pode nos remeter ao “Dia do Piauí, ela diz respeito simplesmente à instalação da Assembleia Provincial criada pela Lei de 12 de agosto de 1834, e não ao 19 de outubro de 1822, data da proclamação da Independência do Brasil na Vila de São João da Parnaíba, fato este que modificou a normalidade no Norte da recém criada nação brasileira”.
            A contestação acima foi enviada ao deputado Themístocles Filho, presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, bem assim, a todos os jornais que publicaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...