17 de fev. de 2015

DELTA DO PARNAÍBA - GUARÁ

Essa espécie vive essencialmente em manguezais (Foto: Carlos Alberto Coutinho / TG)Essa espécie vive essencialmente em manguezais (Foto: Carlos Alberto Coutinho / TG)
CONFIRA GALERIA DE FOTOS

Nome Científico:
 Eudocimus ruber
Família: Threskiornithidae
Ordem: Pelecaniformes
Distribuição: Litoral norte do Brasil e algumas ocorrências em mangues de São Paulo e Paraná, além de países como Trinidad e Tobago, Colômbia, Venezuela e Guianas.
Alimentação: Pequenos caranguejos, insetos e caramujos.
Reprodução: Postura de dois ou três ovos de cor cinza com manchas marrons.
Conservação: Vulnerável.

O guará apresenta uma coloração vermelha marcante, resultado do alimento a base de caranguejos (chama-maré ou sarará, e o maraquani), caramujos e insetos. Os caranguejos têm ligação com a cor do guará.
O vermelho das penas dessa ave se deve a um pigmento chamado “cataxantina”, que é um derivado do caroteno. O caroteno, por sua vez, é o responsável pela cor da cenoura e da casca dos caranguejos e camarões, mais evidente quando cozidos. Os guarás são capazes de absorver o pigmento de suas presas e acumulá-lo em suas penas, tornando-as vermelhas. Daí ser considerada uma das aves mais belas vistas no Brasil.
O guará mede entre 50 e 60 centímetros, possui um bico alongado e fino, com uma leve curvatura na ponta. Esse “desenho” o possibilita capturar pequenos caranguejos escondidos nos mangues, o seu habitat natural.
A espécie vive em pequenos bandos de adultos, ou até mesmo solitariamente, sempre nas marés baixas. Os imaturos e subadultos procuram se agrupar num bando separado. Nas marés montantes, repousam em cima das árvores dos manguezais. Reúnem-se sempre ao pôr do sol.
É a ave nacional de Trinidad e Tobago, mas também foi uma das primeiras a serem registradas nas cartas dos colonizadores portugueses aqui no Brasil. Ela também é conhecida como íbis-escarlate, guará-vermelho, guará-rubro ou guará-pitanga (do tupi, “ave vermelha”). Curiosamente, na época de reprodução, o guará troca sua penugem por uma mais escura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...