17 de jan. de 2015

W.Dias realiza um governo midiático já nos primeiros quinze dias de mandato

O governador Wellington Dias (PT) conseguiu uma expressiva votação nas últimas eleições, que o consagrou pela terceira vez no comando do estado. Articulador, mestre do diálogo, com uma pitada de sincretismo religioso e embalado pela popularidade Lula-Dilma-PT-Bolsa Família, conseguiu se tornar a ‘esperança’ para o Piauí, cujo fraco desempenho do estado em diversos setores, o próprio petista, é um dos autores.

Esquecendo o passado e levando em consideração que o governo começa agora, desconsiderando os bilhões anunciados em anos anteriores que nunca chegaram a ser investidos, deixando para lá inúmeras obras que sua prole tem deixado parada para a eternidade, olvidando também dos oito anos em que foi governador e pouca coisa mudou, esse é um momento de acreditar que dessa vez vai dar certo.
Wellington Dias concluiu seus primeiros 15 dias de governo. No primeiro ano já sabemos o que vai acontecer: o estado está endividado, pouco vamos fazer. Apesar disso, há muito espaço para espetáculos, uma verdadeira apoteose, tudo vira motivo para convocar a imprensa e deixar o show acontecer, como o anúncio de uma folha de pagamento, ou a visita aos lugares públicos que nunca funcionaram a contento.
Fizemos um resumo dos primeiros 15 dias, desde que assumiu, decretando logo estado de urgência em tudo que podia, abrindo espaço para uma série de coisas estranhas acontecerem. De tantas andanças a Brasília, reuniões e poses minimamente registradas, o que se tem até agora são promessas, coisa que o piauiense já está acostumado desde sempre.
1º DIA: MAIS UMA VEZ COM O PODER NAS MÃOS1.jpg
Wellington Dias toma posse no dia 1º de janeiro, numa solenidade rápida na Assembleia Legislativa do Piauí e no Palácio de Karnak. Em seu discurso afirmou mais uma vez a situação crítica nas finanças do estado e em uma série de setores.
De imediato fez o anuncio de que iria suspender e auditar os contratos de quando Zé Filho(PMDB) ainda era governador. Além disso, decretou estado de urgência administrativa nas secretarias de Segurança Pública e Justiça, Saúde, Educação, Administração e na Agespisa. O objetivo era fazer um levantamento nos próximos 90 dias da real situação do estado, e quem sabe fazer um monte de contrato sem licitação.
O novo governador viajou a Brasília, para acompanhar a posse da presidente Dilma, da qual prometeu receber bilhões e bilhões em recursos, assim como fez quando Lula era presidente.
2º DIA: PERMANÊNCIA EM BRASÍLIA
Após a posse da presidente Dilma, Wellington Dias permaneceu em Brasília, sem atividades oficiais, mas esteve com ministros e tratou de assuntos ligados aos decretos assinados por ele a fim de manter os serviços no estado.
3º DIAS: VERIFICANDO A BAGUNÇA3.jpg
A equipe do governador convocou a imprensa em peso para conferir a situação da Secretaria estadual de Educação, onde a sua própria esposa é a secretária. Material abandonado, merenda e tablets foram encontrados nos depósitos do órgãos. Foi constatado que cerca de 308 obras da educação estariam paradas, a maioria reforma em escolas.
O governador recebeu, no Palácio de Karnak, os secretários de Saúde, Segurança, Educação, Administração, Fazenda, presidente da Agespisa, coordenador de Comunicação, em reunião administrativa para discutir, entre outros assuntos a situação de emergência em algum destes órgãos, traçar medidas e elaborar relatório que seria levado a Brasília, nos dias 6 e 7, durante agenda com ministros da Saúde, Educação, Previdência, Justiça, Cidades.
4º DIAS: VISITA AO LICEU E AOS IDOSOS
4.jpg
O governador Wellington Dias visitou o colégio Liceu Piauiense, que hoje vive uma situação crítica, com uma obra que iniciou em junho de 2014 e foi paralisada e abandonada pela empresa licitada. O governador conferiu a situação das instalações físicas. No Liceu, faltam banheiros, o auditório está destruído, 95% das salas de aulas estão sem ar-condicionado e 50% delas não tem sequer energia.
Wellington Dias, acompanhado do secretário de Assistência Social e Cidadania, Henrique Rebelo, e de Rejane Dias, visitou a Vila do Ancião. Durante a visita, o governador conversou com os idosos e prometeu que vai dar continuidade e concluir a reforma e falou dos projetos para pessoas da Melhor Idade, como a criação de uma universidade.
5º DIA: ANUNCIA CONTRATAÇÃO, VISITA HOSPITAL E REÚNE-SE COM BANCOS
5,2.jpg
O governador Wellington Dias prestigiou a posse do novo comandante da Polícia Militar, o coronel Carlos Augusto Gomes de Sousa e anunciou a contratação imediata de 400 policiais e 30 oficiais aprovados no último concurso da PM.
O Hospital Infantil Lucídio Portela recebeu a visita do governador Wellington Dias e do secretário da Saúde, Francisco Costa. O objetivo era repassar ao governador e secretário, a real situação que o hospital vem enfrentando, como a carência e necessidade de contratação de funcionários, ampliação da UTI e centro cirúrgico, ampliação do ambulatório.
O governador Wellington Dias se reuniu, no Palácio de Karnak, com os representantes dos bancos públicos que financiam projetos do governo do estado. O objetivo da reunião foi promover o diálogo entre os órgãos financiadores como forma de retomar as parcerias.
6º DIA: REUNIÕES EM BRASÍLIA
6.jpg
O governador Wellington Dias e a vice-governadora Margarete Coelho reuniram-se em Brasília com o ministro da Previdência Social, Carlos Gabas. Na pauta, a busca de uma solução para o déficit do Instituto de Assistência e Previdência Social do Estado do Piauí (Iapep).
O governador foi recebido também pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, que vem acompanhando a difícil situação na área no Piauí. O ministro reconheceu a situação de emergência e prometeu apoio à reabertura de hospitais piauienses.
7º DIA: MAIS PROMESSAS E BRASÍLIA
7.jpg
Em audiência com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em Brasília, o governador Wellington Dias e a vice-governadora Margarete Coelho traçaram planos para a segurança do Estado do Piauí. Se reuniram também com o Ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, que se comprometeu em agilizar a renovação do contrato de concessão para a Eletrobras Piauí.
O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, assumiu o compromisso de agilizar o reconhecimento da situação de emergência do Estado do Piauí. O acordo foi firmado durante reunião com o governador, que também foi recebido pelo ministro da Educação, Cid Gomes. No encontro, o ministro apresentou proposta da criação de um grupo de trabalho para regularizar a situação de vários convênios na área de educação no estado.
8º DIA: REUNIÃO COM EQUIPE
8.jpg
O governador Wellington Dias reuniu a equipe de governo para a apresentação de ações estratégicas para o Estado. Esta foi a primeira reunião de integração entre o Governo Federal e o Governo Estadual. Realizada no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), o encontro mantém uma tradição do governo Wellington Dias de trabalhar integrado com os governos e a esfera privada agilizando as providências a serem tomadas na administração pública.
Wellington Dias também participou da posse do presidente da Associação Piauienses de Municípios (APPM), prefeito Arinaldo Antonio Leal, que foi reconduzido ao cargo após vencer eleição ocorrida no dia 2 de dezembro.
9º DIA: SOLENIDADE E REUNIÃO
O governador participou da solenidade da troca de comando do 25º Batalhão de Caçadores Batalhão Alferes Leonardo de Carvalho Castelo Branco. Durante solenidade, Wellington desejou boas vindas ao tenente-coronel Marcos Gomes Paulino de Araújo e disse que o estado do Piauí se coloca à disposição para fazer parcerias com o Exército Brasileiro. O governador também cumpriu agenda interna, atendendo principalmente prefeitos.
10º DIA: MAIS SOLENIDADE
10.png
Wellington Dias participou da passagem de comando do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí para o coronel Carlos Frederico Macedo Mendes. Na oportunidade, o atual subcomandante José Leonardo Pachêco Campos Drummond fora substituído pelo coronel Francisco José de Sousa Ferreira.

11º DIA: SEM COMPROMISSOS OFICIAIS
12º DIA: PAUTA É SEGURANÇA
12.png
A secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, se reuniu com o governador Wellington Dias (PT) e todos os chefes de órgãos de segurança do Estado. Ela visitou o estado para fazer um diagnóstico sobre a situação em que se encontra a segurança, no intuito de elaborar ações para a redução dos índices de criminalidade e melhoria nas condições de trabalho.
Wellington Dias participou também da solenidade de posse da diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Teresina, que tem como presidente o empresário Evandro Cosme, e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Piauí (FCDL-PI), que tem como presidente Sávio Normando.
13º DIA: ARTICULAÇÕES
13.jpg
O candidato à presidência da Câmara Federal, Arlindo Chinaglia (PT), é recebido no Palácio de Karnak pelo governador Wellington Dias (PT) e parte da bancada federal. A visita aconteceu poucos dias depois da visita de seu principal oponente na disputa pela presidência da Mesa diretora, Eduardo Cunha (PMDB), trazido por Marcelo Castro. O próprio parlamentar peemedebista participa da reunião, que conta ainda com a presença de Paes Landim, Regina Sousa, Fábio Abreu, Mainha, Rejane Dias, Iracema Portella, Assis Carvalho e Átila Lira.
O governador também participou da posse de Carlos Augusto Melo Carneiro da na presidência do conselho deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Piauí.
14º DIA: NOVAMENTE EM BRASÍLIA
14.jpg
Em audiência com o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, em Brasília, o governador do Piauí, Wellington Dias e a senadora Regina Sousa solicitaram a inclusão da hidrovia Meio Norte no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 3.
Através do Programa Nacional de Aviação Regional o Piauí será contemplado com sete aeroportos regionais, um investimento estimado em cerca de R$ 159 milhões. As condições para homologação e garantia desses investimentos foram tema de reunião do governador do Piauí, Wellington Dias, em Brasília, com o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha.
Os governos estadual e federal firmaram parceria para buscar solução para o Porto de Luís Correia, cuja obra está em andamento no Piauí há 31 anos. O governador Wellington Dias, a senadora Regina Sousa e o deputado federal Paes Landim foram recebidos pelo ministro chefe da Secretaria de Portos (SEP/PR), deputado Edinho Araújo, e sua equipe técnica em Brasília.
15º DIA: 'COM O PIRES NA MÃO'
15.jpg
O governador Wellington Dias, em visita à Brasília, na busca de parcerias com o Governo Federal, teve audiência, com o ministro da Defesa, Jacques Wagner. O motivo da visita foi garantir a reforma das escolas estaduais, até o início do período letivo. Na audiência, o governador solicitou ao ministro o apoio do Exército, podendo firmar um termo de cooperação e o 2º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC) deverá ser o responsável pela execução das obras nas escolas, que serão custeadas pelo Estado. "É uma parceria inédita", destaca o governador
E para arrematar, vejam só, reuniu-se com o ministro chefe da Secretaria de Portos, Edinho Araújo, e mais uma vez prometeu "desencantar" aquele elefante branco.
Até agora um governo midiático sem nenhum resultado prático.
Repórter: Jhone Sousa
Fonte: Com informações e fotos da Ccom
Publicado Por: Jhone Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...