24 de jan. de 2015

SUS SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE




Às vezes, me vejo olhando para esta sigla e imaginando o que realmente ela significa. Veja muitos de nós trabalhadores de carteira assinada, contribuímos para o INSS- Instituto Nacional de Seguridade Social, levando-se em conta o salário mínimo nacional de (R$ 788,00) um percentual de 8%, ou seja, o valor mensal de R$ 63,04 deduzidos mensalmente de nossos salários, bem como os valores de contribuintes individuais, facultativos e domésticos em torno de 20% o equivalente a R$ 157,00, atente para o fato de milhões de contribuintes a nível nacional. Estou a citar este fato, porque quando nos utilizamos da Carteirinha do SUS para marcar consultas, nos vemos restringidos ou mesmo impedidos de se utilizar de nossos direitos pelos quais pagamos regularmente. Quando chegamos ao posto de saúde em qualquer bairro de Parnaíba, seja pernoitando ou chegando a qualquer hora da manhã para entrar na fila de marcação, já somos avisados de que não há mais vagas, o limite de fichas diárias é apenas de 10 e se houver remanescentes do dia anterior em torno de cinco, nos restando apenas cinco, além do mais muitas vezes o médico plantonista falta ou chega atrasado. Cito também o fato de que nossa CARTEIRA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, só serve para marcar consultas no bairro onde você fez sua inscrição, antigamente sua carteira tinha validade em qualquer unidade de atendimento e marcação não havia delimitação de área, o que no meu entender não era para ser desta forma, pois se eu morei em um local e mudei para outro, a minha inscrição do Sistema Único de Saúde não muda ela é a nível nacional e me dá o direito de ser atendido em qual unidade de saúde. Tenham vergonha senhores gestores públicos não cerceiem ou retirem do cidadão aquilo que lhes é devido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...