21 de jan. de 2015

Realizada audiência pública sobre soluções para seca na Lagoa do Portinho


Cartão postal de Parnaíba, a hoje agonizante Lagoa do Portinho, foi tema de uma audiência pública, realizada nesta quarta-feira (21), na Câmara Municipal de Parnaíba. O requerimento (003/2015) para realização da audiência, é de autoria do Vereador Carlson Pessoa.


Mesmo sem contar com a maioria dos ilustres convidados políticos para a discussão do tema, a audiência teve início por volta das 9h30, e contou com a participação de vereadores, representantes de órgãos ambientais e alguns populares. A baixa participação de alunos universitários dos cursos de Turismo, Biologia, Administração e outras áreas afins ao tema, foi muito sentida por quem presenciou a audiência.


Com o tempo estipulado em 5 minutos de fala por orador, os órgãos estaduais e municipais ligados, tanto ao meio ambiente quanto ao setor do turismo, atribuíram a seca da lagoa, ao longo período de estiagem pela qual passa a região que, segundo estudos apresentados por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente do Governo Estadual, é a maior estiagem da última década.


“A Semar está procurando compreender todos esses fenômenos que provocaram essa situação atual da Lagoa do Portinho. No passado, já realizamos um trabalho de preservação no local, que foi a contenção das dunas, onde pudemos aprofundar o conhecimento sobre toda essa dinâmica que ocorre no litoral. Mas o nível da água na lagos só retornará ao normal se as chuvas superarem as médias históricas”, declarou à imprensa local o Superintendente de Meio Ambiente da Semar, Sr. Carlos Moura Fé.

Superintendente de Meio Ambiente da Semar. Imagem: Bruno Santana

O Vereador Carlson Pessoa, preferiu em sua fala apresentar “provas” que não só a falta de chuvas foi responsável pela seca da lagoa, mas a ação direta de empreendimentos comerciais, seja na lavagem de areia para uso na construção civil, quanto no represamento das águas para criação de peixes. Além de apontar algumas das causas do problema o Vereador foi enfático e firme na proposição de ideias para revitalização do local.

Vereador apresentou vídeos e fotos que comprovaram o represamento das águas para uso comercial.
“Não podemos ficar esperando só por São Pedro. Um dos problemas da lagoa também foi a estiagem de mais de quatro anos. Mas nós temos, diferentemente de muitas outras lagoas que foram citadas na audiência, três rios que abastecem a Lagoa do Portinho. Se nós temos a opção dos Tabuleiros Litorâneos, através de um canal, do Rio Portinho que durante a maré alta pode abastecer, aí sim é esperar São Pedro, porque o resto a natureza faz”, enfatizou Carlson Pessoa afirmando que esses projetos não custam muito se comparados com a grandiosidade da lagoa.

“Temos que desobstruir barragens, que existem sim e atrapalharam. Temos imagens de criatórios de peixe e camarão, uma coisa que é absurda e que contribuiu. Então temos que buscar onde está o foco do problema para tentar resolver. A audiência pública é pra isso. Um vereador não pode resolver, mas pode trazer a discussão visando achar as soluções”, enfatizou.

Empresário, mostrou-se bastante preocupado com o futuro de seu empreendimento na Lagoa. Imagem: Bruno Santana

Superintendente de Turismo, Marcos Fonteles, listou diversas lagoas da região, que passam por situação parecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...