15 de jan. de 2015

MEIO AMBIENTE: Filhotes de tartaruga foram liberados no Delta do Parnaíba em 2014

Projeto Biomade: Temporada registrou inúmeras desovas de espécies ameaçadas de extinção: tartarugas-de-pente, tartaruga-oliva e tartaruga-de-couro.

O Programa Petrobras Socioambiental registrou no ano de 2014 a desova de três espécies de tartaruga marinha (tartarugas-de-pente, tartaruga-oliva e tartaruga-de-couro) e a liberação de aproximadamente sete mil filhotes no Delta do Parnaíba, na Área de Proteção Ambiental (APA) entre os estados do Piauí e Maranhão.

O balanço apresentado das atividades do projeto Biomade, mostra que o programa patrocinado pela Petrobras, alcançou números positivos no ano que passou.  

Os trabalhos de monitoramento realizados pelo projeto Biomade - Biodiversidade Marinha do Delta apontaram que a APA é o segundo sítio regular de desova no litoral brasileiro da tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), espécie criticamente ameaçada de extinção.
Na temporada passada, o projeto registrou 15 ocorrências do animal, sendo oito fêmeas identificadas. Destas, três retornaram na mesma área para pôr ovos.

Para ajudar a acompanhar o número de fêmeas que utilizam a área para desovar e definir estratégias de conservação, o projeto passou a utilizar em 2014 anilhas – um tipo de placa com dados do animal, que foram cedidas pelo projeto Tamar, também patrocinado pela Petrobras.
As atividades realizadas pelo Biomade se estendem ainda ao levantamento de espécies de peixes, desde o litoral piauiense até a Ilha dos Poldros (MA).

Um inventário prévio das espécies de peixes realizado entre 2013 e 2014 ajudou a identificar espécies de interesse comercial que constam como ameaçadas, segundo a lista do Ibama. No total, 3.196 exemplares de peixes foram verificados e 72 espécies identificadas.

Para os próximos seis meses de 2015, os trabalhos serão intensificados, pois marcam o início da época reprodutiva das tartarugas marinhas na região.

Em paralelo a estas atividades, o Biomade atua na realização de palestras de educação ambiental nas comunidades locais, com o público escolar e incentivo ao artesanato produzido em parceria com a Associação Trançados da Ilha e Grupo das Bordadeiras da Pedra do Sal (PI).
Petrobras Socioambiental.

Por meio do Programa Petrobras Socioambiental: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos, a Petrobras investe em projetos de todo o País, com foco nas linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.


Edição do Jornal da Parnaíba
Fonte: Agência Petrobras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...