6 de jan. de 2015

LAGOA DO PORTINHO: SECA É A 2ª DA HISTÓRIA


Empresário sai do Portinho e vai ganhar dinheiro na praia de Macapá
Em sua coluna no "180º" graus o jornalista Pedro Alcântara nos conta que esta não é a primeira vez que a Lagoa do Portinho seca.
A PRIMEIRA VEZ

Foi em 1958. Naquele ano não choveu e a lagoa ficou completamente seca, 100% . Tão seca, que acabou virando um campo de futebol. A informação foi passada pelo garçom Adaílson Melo de Araújo que trabalha num bar em frente a lagoa.
NOTÍCIA CONFIRMADA

Para confirmar a notícia, fomos até o bairro Cearazinho. Lá reside seu Lourival Pescador, mais conhecido por Louro. Ele viu a lagoa seca em 1958. Aos 80 anos, seu Lourival lembra que realmente o local foi transformado num campo de futebol.
OUTRA TESTEMUNHA

Pai do garçom Adailson, seu Raimundo Nonato, 79 anos, morador próximo a lagoa confirma o que diz seu Lourival, a lagoa realmente secou em 1958 e virou um campo de peladas para os jovens da época.
CONTROVÉRSIA

Mas, há controvérsias. O comerciante Aluízio Soares dono de um bar próximo a lagoa, tem outra informação. Ele diz que em 1958 a lagoa ainda não existia. Era apenas o rio Portinho que passava pelo local e secou. “Depois- diz ele- veio uma grande enchente, o rio transbordou, se alargou e formou a lagoa”.
VÃO FECHAR

Os bares da orla da lagoa vão fechar. Os comerciantes estão assustados com a queda da freguesia. Fábia Araujo diz que no seu bar, o movimento caiu 80%. Em outro bar, Seu Aluízio fala em 95%. Mas, ambos tem a mesma conclusão: se continuar assim, os bares serão fechados.
DIVERSÃO SÓ NA PRAIA

Uma faixa na parede de um dos bares é senha: “Banana boat e pedalinho só na praia de Macapá. Sem água, o empresário que patrocina esses eventos abandonou o Portinho. A Universidade Federal do Piauí por seu curso de Turismo entrou na briga para salvar a lagoa.

(EDIÇÃO:BERNARDO SILVA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...