Manifestação dos aprovados em frente à Seduc - Crédito: Thiago/Oolho
Um grupo de aprovados no último concurso realizado pelo Governo do Estado para preenchimento de vagas na Secretaria Estadual de Educação (Seduc) fez manifestação, na manhã desta segunda-feira (19/01), em frente à Seduc, para solicitar a convocação de aproximadamente 3.000 pessoas aprovadas. O certame foi realizado no início do ano passado, ainda na gestão o ex-governador Wilson Martins (PSB), para docentes em várias áreas do conhecimento.
“A central sindical tem relações com a secretaria e damos conta da existência de aproximadamente 5 mil professores substitutos, que tiveram seus contratos renovados recentemente, ao invés do Governo chamar os aprovados que passaram no concurso para compor o quadro efetivo de professores. Muitos deles, inclusive, trabalham numa carga superior à prevista, estando sobrecarregados”, argumenta Diego de Carvalho, diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm) e um dos aprovados no concurso.
Manifestação dos aprovados em frente à Seduc -
De acordo com Diego Carvalho, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (Sinte) não está dando o apoio devido à causa, muito embora esteja em negociações com os representantes do Estado para assegurar o pagamento do reajuste salarial dos professores. “Também aguardamos o pagamento do piso nacional para os professores do Estado. Já quanto ao chamamento dos provados, não percebemos ainda uma sinalização positiva em relação a novas convocações”, afirma.O secretário estadual de Educação, Helder Jacobina, que está à frente da pasta de forma interina, ressalta que o órgão está mapeando a situação da Educação piauiense, aguardando inclusive a definição dos subsídios a serem repassados pelo Governo Federal. “Estamos abertos ao diálogo, mas estamos aguardando a definição da real situação pela qual passa a educação para que possamos definir como se dará o pagamento do piso salarial, bem como a convocação de novos concursados”, esclarece. ( Oolho)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.