23 de jan. de 2015

CARTA AO VEREADOR: As dunas e a Lagoa do Portinho.

                                                                            
Paulo Henrique Neves
       Vereador Carlson Pessoa.
        Bom dia.

        Muito interessante à audiência publica em relação à Lagoa do Portinho. Vou continuar participando, por isto reitero por texto o que tentei apresentar na oratória.
        Não resta duvida que o fator climático, com a falta das chuvas nos últimos anos, está sendo a principal razão da atual situação da lagoa. Por ser um grande lago, é muito complexo discutir as causas em toda sua estrutura! Mas, com a seca prolongada dos últimos anos, podemos ter uma ideia do que está acontecendo na parte onde ela é usada turisticamente, e está aterrada pelas dunas. Observe: “O buraco” onde ficava as águas esta aterrando!
        Em todas as outras decisões e projetos para salvar a lagoa, pensa-se logo em conter as dunas, fato este comprovadamente em outras tentativas (em que existem relatos desde 1914) de que não dá certo. Entre a praia do Coqueiro e a Lagoa do Portinho existem centenas de dunas de areias levadas pelo vento em sua direção, num processo sem fim. Muito difícil conte-las! O interessante é que a presença das dunas na lagoa a transforma em um dos cenários mais lindos do Brasil.
        Uma única duna, ou algumas poucas dunas é possível conter. Há muitos anos atrás o município de Luis Correia era ameaçado por varias dunas que se propagavam dentro da cidade. O governo idealizou e foi o mentor de um projeto que deu certo. Convocou alguns empresários e cidadãos da época a participarem, entregando a cada um a responsabilidade de adotar e conter uma referida duna. Foram todas contidas! É claro que criar um projeto para salvar a Lagoa do Portinho e manter sua beleza não parece impossível, porque hoje existe tecnologia. Por isto louvo a iniciativa!     
        Como foi citado pelo Sr. Assis do IBAMA, lá presente, o aterramento da lagoa é irreversível, sendo uma questão de tempo entupir todo o reservatório. É a lógica! A areia esta indo nesta direção! Irreversível? Talvez! Depende de nossas atitudes. Na realidade, a cada ano que se passa fica mais difícil.
        Então, como sabemos a causa, e conter as dunas é inviável, para um projeto viável de recuperação da lagoa atualmente e para sempre enquanto existirem as dunas vindas nesta direção, o que parece provável é que à única solução, é retirar com dragas e escavadeiras o excesso de areias que já invadiram a lagoa e que aterram e invadem suas águas, aprofundando novamente o reservatório que está sendo soterrado! Como disse, não é uma tarefa fácil, e tem que ser feita por muitos anos ou até quando se quiser manter nosso fabuloso “cartão postal”.
        A lagoa faz parte da fronteira dos municípios de Parnaíba com Luis Correia, dois importantes destinos turísticos do Piauí, por isto, tem que haver união das duas cidades com este objetivo. A areia, não deve ser considerada uma “inimiga” ou apenas desperdiçada. Pode ser utilizada para vários fins. Exemplo: Podemos utilizar esta areia retirada para alargamento de rodovias ou criar vários outros projetos de aterramento nos locais baixos, que no inverno acumulam água e lama no município de Luís Correia. Com a abundância de areia que a natureza nos fornece temos que fazer projetos que possam utilizar a areia e melhorar nossas cidades.
         Muito interessante a ideia de abastecer a lagoa com águas do Parnaíba, através dos canais dos tabuleiros Litorâneos! Além de permitir mais terras agrícolas e pecuárias, não teríamos mais problemas com falta das chuvas. O Rio Portinho deve continuar como vem sendo a varias décadas: Sangradouro, nos excessos das chuvas!          
         Os recursos podem ser conseguidos através de projetos apresentados as secretarias e ministérios do turismo, meio ambiente, cidades, infraestrutura... Etc.
         Mesmo com a falta de “pessoas importantes” na audiência, que poderiam influenciar uma maior repercussão, foi muito valida! Parabéns! Vamos continuar o trabalho!  


         Paulo Henrique Neves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...