22 de jan. de 2015

B. SILVA - Audiência Pública discute morte da Lagoa do Portinho: não seria tarde demais?!


Indubitavelmente foi positiva atitude do vereador Carlson Pessoa ao propor à Câmara Municipal a realização da audiência pública, ocorrida na manhã desta quarta feira(21), para tratar da morte da Lagoa do Portinho. O Poder Legislativo municipal não poderia se omitir, fez a sua parte, o que não fez a Assembleia Legislativa, silenciando diante de um problema tão grave que vem sendo denunciado há tempos. E esse silêncio incomoda bastante, pois quem cala consente e isso dá a exata dimensão do tamanho da preocupação dos políticos do Piauí com relação ao turismo. “Qual a importância da Lagoa do Portinho para o Estado?”- perguntou o empresário Paulo Henrique Neves.
Foi excelente a presença de técnicos da SEMAR – Secretaria do Meio Ambiente e do IBAMA, para repetirem o que todo mundo já sabe, ou seja, que desde 2007 tentam executar um programa de contenção das dunas da Lagoa e até agora não passaram da elaboração de “uma metodologia para desenvolver um trabalho bem técnico”.

“A Semar está procurando compreender todos esses fenômenos que provocaram essa situação atual da Lagoa do Portinho. No passado, já realizamos um trabalho de preservação no local, que foi a contenção das dunas, onde pudemos aprofundar o conhecimento sobre toda essa dinâmica que ocorre no litoral. Mas o nível da água na lagos só retornará ao normal se as chuvas superarem as médias históricas”, declarou o Superintendente de Meio Ambiente da Semar, Sr. Carlos Moura Fé.
Para o vereador Carlson Pessoa, não só a falta de chuvas foi responsável pela seca da lagoa, mas a ação direta de empreendimentos comerciais, seja na lavagem de areia para uso na construção civil, ou no represamento das águas para criação de peixes. Além de apontar algumas das causas do problema o Vereador foi enfático e firme na proposição de ideias para revitalização do local.

O professor historiador Diderot Mavignier lembrou que no ano 2.000 o então prefeito Moraes Sousa Filho mandou realizar um estudo sobre a batimetria da lagoa, ação refeita em 2005 pelo Instituto Histórico e naquele tempo já se constatava a redução do volume de água. “Foram várias as ações que contribuíram para a situação atual da lagoa. É importante termos mais atitude com as coisas da cidade”, destacou, lembrando de memoráveis campanha aqui já realizada pela preservação das coisas da Parnaíba.

O professor Renato Santos Jr., que é da área de planejamento de gestão, disse que “o que aconteceu na Lagoa foi a consequência de várias situações que foram ocorrendo e não se deu muita atenção”. E sugeriu que se constitua um comitê multidisciplinar, não muito grande, com técnicos preparados, para trabalhar soluções criteriosas.

Audiência em 2013
Em setembro de 2013, por sugestão do vereador Marcos Foguinho, há mais de um ano portanto, a Câmara Municipal já havia realizado outra audiência pública para discutir a situação de degradação e assoreamento dos rios e lagos existentes no município, com foco principalmente nas Lagoas do Portinho e do bairro Bebedouro. Naquela ocasião a representante da SEMAR, bióloga Roseana Galeno, colocou-se à disposição do Município para elaborar projetos e o município poder captar recursos, juntos aos Ministérios. E sugeriu que fosse restaurado o Conselho Municipal do Meio Ambiente, bem como criado um Fundo Municipal do Meio Ambiente, “reativando todos os instrumentos possíveis para o município poder captar recursos”. Muito do que foi dito naquela ocasião ficou apenas na conversa. E agora, o assunto vai continuar na pauta dos órgãos ambientais e autoridades ou vai cair no esquecimento, até o próximo desastre ambiental?!

"Essa Audiência é uma resposta para a sociedade. Vamos cobrar do nosso Governador (Wellington Dias) as ações necessárias para a preservação da Lagoa. Mas temos que contar com a colaboração dos técnicos aqui presentes". disso o deputado Hélio Carvalho.

Secretário Municipal do Meio Ambiente, Carlos Eduardo, presença também na audiência Pública: "De onde vem a madeira queimada nas padarias e nos espetinhos?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...