No final da tarde desta sexta-feira (19) a Procuradoria Regional Eleitoral do Piauí divulgou uma extensa lista com pedido cassação de candidatos que disputaram as eleições de outubro.
A relação incluiu nomes de políticos eleitos e não eleitos. Entre eles o governador Wellington Dias, Zé Filho - Piauí, Margarete Coelho, Elmano Férrer, Iracema Portela, dentre outros. As ações versam sobre supostas irregularidades tais como abuso de poder econômico e político, captação ilícita de sufrágio,...etc.
Seria a legislação muito rígida ou nossos candidatos são incapazes de travar uma disputa leal, justa, limpa, dentro dos limites da lei? Não afirmo que sejam culpados, e se forem, a justiça irá determinar, porém não é satisfatório saber que grande parte dos candidatos, inclusive dos eleitos são alvo de investigação e correm o risco de terem seus mandatos cassados.
É preciso repensar com propriedade a política piauiense. Renovar os quadros, remover os ficha-suja e envolver cada vez mais pessoas de bem. O povo precisa demonstrar que comanda de fato o processo democrático e não apenas ser mero expectador passivo daqueles que se revezam no poder a fim de satisfazerem interesses pessoais.
Por Eliaquim Nunes
Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.