3 de dez. de 2014

Monografia acadêmica aborda ZPE Parnaíba

Foram consideradas as experiências na China e nos Estados Unidos como parâmetro para a pesquisa

A bacharel em Economia Chirlene Maia, recém-formada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), apresentou como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) um estudo sobre “O Programa brasileiro de ZPEs frente à realidade internacional: o caso da ZPE Parnaíba”. Foram consideradas as experiências na China e nos Estados Unidos como parâmetro para a pesquisa.

Motivada inicialmente pela curiosidade despertada a partir da disciplina Economia Internacional, a bacharela percebeu o potencial industrial do Estado com a viabilidade da ZPE Parnaíba, apesar das limitações nacionais. “A gente tem condições de fazer uma ZPE no Estado, temos muitos desafios, como o fortalecimento da infraestrutura portuária e aérea, que não só no Piauí, mas em todo o país”, explica.
Chirlene enfatiza que “a região de Parnaíba é estratégica, possui infraestrutura, embora em funcionamento, ainda não se tem demanda”. E ressalta que com a instalação da ZPE Parnaíba, cria-se essa demanda, promovendo a atração de indústrias, que necessitarão de mão de obra especializada, incentivando a qualificação de setores existentes como de novas tecnologias.

Para ela, o Programa Brasileiro de ZPEs é como uma política de industrialização e de exportação que necessariamente tornaria o Brasil mais eficiente e produtivo, uma vez que atração de investimentos estrangeiros, no mínimo, agregaria a mão de obra regional.

Chirlene conclui, por fim, a necessidade de incentivos públicos e privados para o Programa.“Público, sem interferências, mas como facilitador dos processos; e privado sendo ativo e não somente expectador das transformações infraestruturais brasileiras”.

A monografia teve como orientadores a professora Msc. Geysa Elane R. Sá e como co-orientador o presidente da Associação Brasileira de ZPEs (ABRAZPE), Dr. Helson Braga. A monografia está catalogada e consta como acervo na Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco, da UFPI, em Teresina.

Edição do Jornal da Parnaíba
Por Graciene Nazareno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...