16 de dez. de 2014
A ZPE não é inútil?
A jornalista Graciene Nazareno não gostou da sugestão aqui feita para o novo governo passar uma tesoura nos órgãos ditos inúteis, entre eles, a ZPE de Parnaíba. Ela pensa exatamente o contrário e escreve mostrando que tem razão: “A ZPE Parnaíba é reconhecida nacional e internacionalmente por instituições que referendam a importância da ZPE Parnaíba, sendo ainda modelo para as demais ZPEs no Brasil. A Secretaria Nacional de ZPEs, do Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio(MDIC), na pessoa do titular da pasta, Gustavo Saboia; o presidente da Associação Brasileira de ZPEs(ABRAZPE), cujo presidente, Dr. Helson Braga, pessoalmente acompanha o processo de implantação, e a Federação Mundial de Zonas Francas (Femoza), entidade sediada em Genebra, na Suiça, cujo presidente, Juan Torrents, também acompanha a implantação e que atualmente está em Teresina elaborando o plano diretor e de negócios para a nossa companhia. Outros reconhecimentos partem das empresas que não só acreditam no Programa como já tiveram seus projetos de instalação aprovados junto ao Conselho de ZPEs. Três projetos foram aprovados e somam mais de R$ 45milhões em investimentos, gerando em torno de 300 empregos diretos e mais de 3.600 indiretos. Mais cinco empresas já apresentaram carta de intenções de instalação, totalizando mais de R$ 54milhões em investimentos.
A primeira etapa da obra, a área administrativa, foi entregue em 2013. Os dois primeiros galpões industriais estão em fase de conclusão, com o maquinário de umas das empresas já instalado na ZPE, aguardando somente a operacionalização desta Companhia, que está nos passos finais de instalação. Neste início de 2015, será inaugurada toda a área aduaneira, que comporta Receita Federal e Secretaria de Estado da Fazenda, além de depósito e pátio de contêineres. Este é um resumo do processo de instalação da ZPE Parnaíba, que logo em breve estará em pleno funcionamento, numa clara demonstração que a cultura exportadora no Estado é viável, sendo ainda uma estratégia acertada de promoção do desenvolvimento regional, assim como ocorre no mundo. Sim, a instalação da ZPE Parnaíba é irreversível”. Atire o primeiro e-mail para cá quem disso aí duvidar.(Portalaz)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A ZPE DE PARNAÍBA É VIÁVEL SIM. QUEM TIVER DÚVIDAS QUE LEIA O LIVRO "ZPEs DE SHANON A PARNAHYBA" PARA PRIMEIRO CONHECER O CONCEITO DE ZPE NO CONTEXTO DO COMÉRCIO EXTERIOR E SEGUNDO PARA CONHECER MAIS DETALHES DO PROGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DA ZPE DE PARNAHYBA.
ResponderExcluirOS QUE ACHAM A ZPE DE PARNAÍBA INÚTIL DEVEM SER OS MESMOS QUE SEMPRE TORCERAM PARA O INSUCESSO DA SUA IMPLANTAÇÃO E CONCRETIZAÇÃO.
O GOVERNADOR WELLINGTON DIAS E O SECRETÁRIO ANTONIO NETO DO PRÓXIMO GOVERNO ESTÃO COMPROMETIDOS DESDE O INÍCIO COM ESSE EMPREENDIMENTO.