A reportagem do Jornal Nacional desta terça-feira (14/10) mostrou como uma iniciativa do governo do Estado do Piauí, em parceria com entidades de combate ao câncer, vem melhorando a vida das mulheres, auxiliando no diagnóstico rápido, principalmente no caso do câncer de mama.
Ana Francisca Pereira de Sousa, descobriu em nove meses que duas de suas filhas tinham câncer de mama. Com o alerta das filhas, ela teve que ir em busca de exames, diferente das filhas, que tiveram de sair do interior do Piauí para Teresina, onde fizeram os exames.
Dona Ana Francisca foi uma das centenas de mulheres atendidas no Piauí pela Carreta da Mulher, que roda o Piauí há quase 2 meses, rodando 2.700 km, passando por sete cidades.
A carreta tem capacidade para realiza 250 mamografias por semana, em um exame que dura pouco mais de 10 minutos. Em caso de diagnóstico positivo, os médicos encaminham a paciente para o serviço médico especializado. A previsão é dobrar o número de exames realizados pelo SUS por mês.
Luiz Airton, presidente da Fundação Maria Carvalho Santos, comenta sobre a redução dos custos de tratamento, com a possibilidade do diagnóstico precoce, ajudando pacientes a aumentar suas chances de tratamento e cura.
Fonte: Com informações do Jornal Nacional
Publicado Por: Fábio Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.