Benedito Gomes |
Por:Benedito Gomes(*)
Como estamos em um ano de eleições e por achar oportuno vamos lembrar aqui algumas obras realizadas por parnaibanos que tiveram a oportunidade de governar o Piauí . Nos últimos 50 anos, 4 parnaibanos governaram Estado, sendo 3 do PMDB. Aliás, nenhuma cidade do Brasil, a não ser a nossa, elegeu 3 governadores do mesmo Partido, o que mostra que temos sempre bons candidatos e um povo politizado que sabe decidir na hora de votar.
Importantes obras estruturantes, úteis e permanentes que aqui foram construídas trazem a marca dos parnaibanos. O primeiro governador conterrâneo – Chagas Rodrigues, fez as grandes obras de engenharia da época, como: calçamento de Luiz Correia a Parnaíba, a Buriti dos Lopes e de Buriti à Barra do Longá, cerca de 40 quilômetro de pavimentação poliédrica em uma estrada que, na época, era praticamente intransitável.
O D.E.R - Departamento Estadual de Estradas e Rodagens, não tinha sede e Chagas Rodrigues construiu em Teresina o edifício-sede do órgão. Construiu também o FRIPISA, em Campo Maior, grande frigorífico para o Piauí. Criou o BEP- Banco do Estado do Piauí e em Parnaíba estadualizou a Escola Normal Francisco Correia e transformou o Ginásio Parnaibano em Colégio Estadual Lima Rebelo.
Nosso segundo Governador Parnaibano - Alberto Silva, ainda hoje é reconhecido como o melhor governador que o Piauí já teve. Citemos algumas de suas obras: Estádio Albertão, Maternidade Evangelina Rosa, Poticabana, Instituto de Educação, Metrô Teresina, Recuperação do Palácio de Karnak, Urbanização da Avenida Frei Sarafim, Asfalto de Piripiri a Luiz Correia, construção da Ponte Simplício Dias, Ginásio Polivalente Lima Rebelo, Estrada para a Pedra do Sal e Ilha Grande até os Tatus.
O terceiro governador Parnaibano foi Mão Santa. Em Teresina fez a grande obra de saneamento (Projeto SANEAR); levou cursos universitários da UESPI para as maiores cidades do Estado. Em Parnaíba criou diversos cursos como Direito, enfermagem, odontologia, etc... Construiu a sede da 1ª CIRETRAN, que antes funcionava em prédio alugado. E como importante obra criou a Academia de Polícia Militar do Piauí. E é de se lamentar que uma Academia que pode formar – de Praças a Oficiais – tenha passado os últimos anos praticamente abandonada, enquanto nossa Polícia Militar é uma “espécie” em extinção. É bom lembrar que há 20 anos o Piauí tinha pouco mais de 2 milhões de habitantes e 8 mil policiais militares. Hoje somos mais de 3 milhões de habitantes e menos de 5 mil policiais.
O quarto governador Parnaibano é o atual – Zé Filho. Tem juventude, experiência, competência e muita coragem. Já fez em menos de 6 meses de Governo o que seus 2 antecessores não fizeram em 12 anos. Aliás, digo com muito respeito e sem querer denegrir ninguém, nos últimos 100 anos de história do Piauí os governadores de Parnaíba fizeram em 20 anos o que os demais não fizeram em 80.
Diante do exposto está mais do que evidente que o povo piauiense é grato aos parnaibanos que governaram este Estado, que precisa manter como governador um Parnaibano, a fim de que o Piauí retorne aos trilhos do desenvolvimento e do progresso real, que não seja apenas esta ficção que apregoam na mídia já há alguns anos.
(*)Benedito Gomes é contador - UFPI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.