Blog do Pessoa: Coluna do dia – Indecisos irão definir a disputa no Piauí


30 de set. de 2014

Coluna do dia – Indecisos irão definir a disputa no Piauí

eleitor-indeciso-elições 2014 blog elisabeth saO Piauí segue no ritmo nacional da campanha. Explico: o blog vem chamando atenção para dois aspectos importantes desta eleição: a grande quantidade de eleitores de indecisos e os adesistas de plantão.  A semana começa com a corrida em busca dos votos dos indecisos que, se no Brasil somam cerca de 20%, no Piauí é em número ainda maior com uma média de 30% segundo a maioria das pesquisas já divulgadas. Para quem não sabe, essa conta chega a quase meio milhão de eleitores sem saber em quem votar.
Nesta mesma rota estão os eleitores infiéis. Traduzindo: aqueles que tendem a mudar seu voto já declarado na última semana da disputa. Estes, em grande parte, são também levados pelas adesões da hora, ou seja, conforme mudam os interesses das lideranças políticas que antes já tinham declarado seu apoio a um ou outro candidato. Neste quesito, a disputa no Piauí ainda está recheada de incertezas, embora os candidatos não revelem nomes e nem admitam as traições.
O tom da disputa nas últimas semanas comprova também que nem mesmo quem está em primeiro lugar nas pesquisas se sente seguro. Quem conhece os bastidores, sabe que numa eleição com um percentual tão alto de indecisos tudo pode acontecer e os próximos dias serão decisivos e podem mudar um quadro que vem desenhado há mais de um ano, neste caso falamos aqui principalmente em relação a disputa majoritária, Governo e Senado.  E no caso da eleição para o Governo do Estado, quando se fala em definição na última semana é que, com essa grande quantidade de indecisos, a fatura pode sim ser liquidada no primeiro turno ou facilmente ir para o segundo turno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...