De acordo com a série histórica das pesquisas do Instituto Jales, o candidato à reeleição Zé Filho (PMDB) se apresenta numa fase de crescimento na intenção de voto do eleitorado piauiense. Na última semana de junho, no confronto de todos os candidatos, Zé tinha 16,76% das intenções de voto, empatado tecnicamente com o candidato Mão Santa, do PSC. Na última pesquisa de julho, Zé já tinha avançado acima da margem de erro, figurando com 20,22%.
O estatístico Paulo Jales afirma que é possível se observar uma tendência de crescimento em duas fases. “Ainda estamos no início da campanha e o eleitorado, apesar de começar a conhecer os candidatos, ainda não teve a chance de compará-los da melhor maneira, isso vem com a propaganda no rádio e na tv”, comenta Jales. Ele diz ainda que a primeira fase de crescimento de Zé Filho é a identificação com o eleitorado que já rejeita o líder das pesquisas.
“Wellington (Dias) só tinha um adversário real, que era Mão Santa. Era o único que se dizia totalmente contra o PT, então o eleitorado que rejeita Wellington tinha a intenção de votar nele. Como o Zé Filho rompeu com o Governo Federal, essas pessoas passaram a ver nele uma opção melhor de confronto, um voto mais viável”, completa Jales.
'O eleitorado vê Zé Filho como o real adversário de W.Dias e opta por votar nele', diz estatístico
A segunda fase começa com a propaganda de rádio e TV. “É aí que as pessoas vão colocar um candidato ao lado do outro e avaliar o que cada um já fez, o que deixou de fazer e o que quer realizar. Wellington todos já conhecem e Zé Filho será apresentado. É aí que pode haver a mudança. Quem dizia votar em Wellington porque não conhecia de fato os outros candidatos, poderão se identificar com Zé Filho. A política do Piauí já mostrou várias vezes que isso pode acontecer”, avalia.
Gráfico mostra evolução dos números com relação à candidatura de Zé Filho
Publicado Por: Allisson Paixão
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