Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Lançamento do Plano
Muitas pessoas que sofrem com câncer precisam fazer o tratamento em Teresina, porque em muitos casos, principalmente os mais complexos, é a única cidade do Piauí onde se tem tratamento. Com esse plano oncológico, esse tratamento será encaminhado para outras cidades. Inicialmente Parnaíba, Picos e Bom Jesus deverão ser as beneficiadas. O objetivo desse plano é também a prevenção, já que em muitos casos, as pessoas só descobrem o câncer quando estão em um estado avançado e acabam falecendo. Só no Piauí, a estimativa é que neste ano sejam registrados até 5.560 mil casos de câncer.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Mirócles Veras
“Com a descentralização dos serviços de oncologia, vão existir novos serviços na região norte e na região sul para que as pessoas que lá estejam, sejam atendidas no seu próprio território, na sua própria cidade. Isso leva também a um plano de prevenção, onde a pessoa pode ter o diagnóstico mais cedo, com isso a consequência de morte é bem menor e por questão social porque quando era centralizada em Teresina, as pessoas vinham para cá e isso afeta a família e a própria pessoa”, disse o secretário Mirócles Veras.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Estimativa de pessoas com câncer para 2014
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Dados sobre mortes da doença
Segundo Alzenir Moura Fé, Coordenadora estadual de Saúde da Mulher, o Hospital São Marcos é o único especializado na doença que atende pelo SUS. O hospital possui 115 leitos, o que é um número pequeno diante da necessidade do estado.“Essa rede irá ampliar o atendimento, pois além e Teresina registramos grande incidência de câncer na planície litorânea, na região entre rios e no sul do estado. Por isso é importante levar esse tratamento até essas pessoas”, afirmou Alzenir.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Alzenir Moura Fé
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Objetivo do Plano
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.