Diferentemente do programa eleitoral do candidato Zé Filho (PMDB), o programa de Wellington Dias (PT) não apresentou até agora uma proposta concreta à população do Piauí. Está somente no campo do ‘oba oba’. O responsável pelos programas eleitorais do candidato petista é a SA Propaganda.
O QUE FICA DA PROPAGANDA DA SA? NADA!
Com os formatos que estão sendo levados ao ar, basta ao eleitor que está indeciso ou ainda não tenha certeza do seu voto - por mais que tenha escolhido seu candidato, se perguntar o que fica na sua mente da propaganda eleitoral de cada candidato: Wellington Dias, Zé Filho e Mão Santa (PSC), entre outros. É um exercício mental simples que traz ao consciente as lembranças dos programas assistidos. Depois, se perguntar: em que isso pode melhorar o estado do Piauí?
Ao todo três dias da propaganda eleitoral já foram destinados aos candidatos que disputam o governo do estado. Nos três do petista Wellington Dias há apelo excessivo à imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Tido dentro do clã partidário como o nome capaz de decidir a eleição no Piauí.
Os programas eleitorais televisivos do candidato petista somam quase 20 minutos. No primeiro deles o poeta popular ‘Chico dos Romances’ conta a história de Wellington Dias, mas não traz nada de novo daquilo que já se conhece. Nele se percebe que as cores do PT foram amenizadas. O ‘W’ de Wellington Dias, por exemplo, ganha as cores da bandeira do Piauí. “Agora, quero ampliar as mudanças. É para o futuro que nós vamos”, diz o candidato, que ainda não explicou como. As artes apresentadas são as mesmas da cores do programa eleitoral de Zé Filho.
O QUE FICA DA PROPAGANDA DA SA? NADA!
Com os formatos que estão sendo levados ao ar, basta ao eleitor que está indeciso ou ainda não tenha certeza do seu voto - por mais que tenha escolhido seu candidato, se perguntar o que fica na sua mente da propaganda eleitoral de cada candidato: Wellington Dias, Zé Filho e Mão Santa (PSC), entre outros. É um exercício mental simples que traz ao consciente as lembranças dos programas assistidos. Depois, se perguntar: em que isso pode melhorar o estado do Piauí?
Ao todo três dias da propaganda eleitoral já foram destinados aos candidatos que disputam o governo do estado. Nos três do petista Wellington Dias há apelo excessivo à imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Tido dentro do clã partidário como o nome capaz de decidir a eleição no Piauí.
Os programas eleitorais televisivos do candidato petista somam quase 20 minutos. No primeiro deles o poeta popular ‘Chico dos Romances’ conta a história de Wellington Dias, mas não traz nada de novo daquilo que já se conhece. Nele se percebe que as cores do PT foram amenizadas. O ‘W’ de Wellington Dias, por exemplo, ganha as cores da bandeira do Piauí. “Agora, quero ampliar as mudanças. É para o futuro que nós vamos”, diz o candidato, que ainda não explicou como. As artes apresentadas são as mesmas da cores do programa eleitoral de Zé Filho.
O segundo programa exibido durante o horário eleitoral pela coligação oposicionista culpa as antigas elites pelos descasos e desmandos no Piauí, e anuncia Wellington Dias como alguém que deixou marcas em seus dois governos, mesmo não tendo feito uma grande obra estruturante. O material traz Lula indagando ao candidato por que ele quer voltar a ser governador do estado. A indagação se segue com um bate papo. Mais uma vez nenhuma proposta concreta. E Lula termina por pedir voto para o correligionário.
Ainda no segundo programa, Wellington diz que “vamos recuperar a paz, para viver e trabalhar”. E mais uma vez não diz como vai melhorar a segurança pública de forma clara. A presidente da República Dilma Roussef (PT) é outra a aparecer na propaganda. Fala da experiência do petista e diz que ele está “pronto para realizar novas mudanças e novos avanços". Também não diz como. E finaliza repercutindo a pesquisa Amostragem, que sempre coloca o senador acima de 50%.
O terceiro programa do candidato mostra imagens das ruas do município onde ocorreu a tragédia da barragem de algodões, Cocal. Uma caminhada realizada pelo senador com funcionários da prefeitura que foram convocados à comparecerem ao evento político. A exigência foi do prefeito Rubens Vieira, que embora pertença ao PSDB, apoia Wellington Dias.
Este programa pela primeira vez mostra uma obra do então governo de Wellington Dias: um mercado em São João do Piauí. Nada de relevante comparado à necessidade de um porto ou uma grande indústria trazida com incentivos fiscais. As poucas propostas que surgem no programa aparecem de forma tímida. É o caso da “expansão do ensino profissionalizante”. Essas propostas, por sua vez, ainda que tímidas, só começaram a ser feitas no programa exibido nesta segunda-feira (25).
O CONTRASTE IMPRESSO PELO PROGRAMA DE ZÉ
O programa do candidato Zé Filho, sob o comando de Duda Mendonça, ao contrário, está sendo propositivo. O primeiro deles tratou sobre a distribuição do leite para as famílias que mantiverem nas escolas seus filhos com freqüência acima de 80%.
Ainda no segundo programa, Wellington diz que “vamos recuperar a paz, para viver e trabalhar”. E mais uma vez não diz como vai melhorar a segurança pública de forma clara. A presidente da República Dilma Roussef (PT) é outra a aparecer na propaganda. Fala da experiência do petista e diz que ele está “pronto para realizar novas mudanças e novos avanços". Também não diz como. E finaliza repercutindo a pesquisa Amostragem, que sempre coloca o senador acima de 50%.
O terceiro programa do candidato mostra imagens das ruas do município onde ocorreu a tragédia da barragem de algodões, Cocal. Uma caminhada realizada pelo senador com funcionários da prefeitura que foram convocados à comparecerem ao evento político. A exigência foi do prefeito Rubens Vieira, que embora pertença ao PSDB, apoia Wellington Dias.
Este programa pela primeira vez mostra uma obra do então governo de Wellington Dias: um mercado em São João do Piauí. Nada de relevante comparado à necessidade de um porto ou uma grande indústria trazida com incentivos fiscais. As poucas propostas que surgem no programa aparecem de forma tímida. É o caso da “expansão do ensino profissionalizante”. Essas propostas, por sua vez, ainda que tímidas, só começaram a ser feitas no programa exibido nesta segunda-feira (25).
O CONTRASTE IMPRESSO PELO PROGRAMA DE ZÉ
O programa do candidato Zé Filho, sob o comando de Duda Mendonça, ao contrário, está sendo propositivo. O primeiro deles tratou sobre a distribuição do leite para as famílias que mantiverem nas escolas seus filhos com freqüência acima de 80%.
O material levado ao ar foi bem recebido e bastante elogiado. Ao mesmo tempo em que propôs revitalizar a bacia leiteira; diminuir a evasão escolar, consequentemente, melhorando o aprendizado; se implementado fará com que as crianças cresçam mais fortes, precisando de menos atendimento médico, e diminuirá a preocupação dos pais e mães que querem ver seus filhos tendo um futuro melhor.
MAIS LEITOS
Já o segundo programa eleitoral de Zé Filho tratou sobre a central de regulação de leitos - uma carência no estado; ampliação e reconstrução de dez hospitais regionais; melhoraria na gestão da saúde; fortalecimento das coordenadorias regionais; criação da carreta ‘Saúde da Mulher’ e implantação do ônibus ‘Saúde dos Olhos” para atender às pessoas sem plano de saúde em território piauiense.
Já o segundo programa eleitoral de Zé Filho tratou sobre a central de regulação de leitos - uma carência no estado; ampliação e reconstrução de dez hospitais regionais; melhoraria na gestão da saúde; fortalecimento das coordenadorias regionais; criação da carreta ‘Saúde da Mulher’ e implantação do ônibus ‘Saúde dos Olhos” para atender às pessoas sem plano de saúde em território piauiense.
“Só fazemos o óbvio”, disse o jornalista Danti Matiussi, integrante da equipe de Duda Mendonça. E esse óbvio é balizado em uma série de pesquisas qualitativas, uma marca registrada do marqueteiro que transformou o Lula radical e temido no ‘Lula Paz e Amor’. Quanto à repetição dos programas, ainda segundo Matiussi, é para “massificar a ideia”.
SEGURANÇA DE FORMA DIDÁTICA
O programa comandado pela equipe de Duda também trouxe de forma didática as realizações de Zé Filho enquanto governo na área de Segurança – transferência do efetivo de mil homens da PM do trabalho burocrático para as ruas, criação da Polícia Itinerante, da PM Rural e da Paz nos Bairros.
E entre suas promessas para a área estão - também apresentadas de forma didática e fixante - o aumento do efetivo da PM em 3000 mil homens, a ampliação da Central de Monitoramento de Teresina e a criação de centrais de monitoramento com câmeras nas cidades com mais de 30 mil habitantes.
FÁCIL DE SER LEMBRADO E COBRADO
Com propostas claras e objetivas, os programas de Zé Filho também permitem que a população possa cobrar o que foi prometido durante a campanha eleitoral. Já os programas petistas não permitem isso.
SEGURANÇA DE FORMA DIDÁTICA
O programa comandado pela equipe de Duda também trouxe de forma didática as realizações de Zé Filho enquanto governo na área de Segurança – transferência do efetivo de mil homens da PM do trabalho burocrático para as ruas, criação da Polícia Itinerante, da PM Rural e da Paz nos Bairros.
E entre suas promessas para a área estão - também apresentadas de forma didática e fixante - o aumento do efetivo da PM em 3000 mil homens, a ampliação da Central de Monitoramento de Teresina e a criação de centrais de monitoramento com câmeras nas cidades com mais de 30 mil habitantes.
FÁCIL DE SER LEMBRADO E COBRADO
Com propostas claras e objetivas, os programas de Zé Filho também permitem que a população possa cobrar o que foi prometido durante a campanha eleitoral. Já os programas petistas não permitem isso.
Repórter: Rômulo Rocha
Publicado Por: Apoliana Oliveira
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