O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) solicitou ontem pela manhã o registro das candidaturas ao Governo do Estado, Senado e dos deputados e deputadas estaduais e federais junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no Piauí.
O candidato a governador pelo PSTU, o jornalista Daniel Solon, foi o primeiro a registrar a candidatura junto a Corte Eleitoral piauiense. Ele exibiu o registro em sua página na rede de relacionamentos Facebook.
Os partidos políticos e coligações têm até as 19h do dia 05 de julho para registrarem as candidaturas a governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal, deputado estadual ou distrital. Quem não apresentar toda a documentação necessária até o dia 5 estará impedido de concorrer nas eleições de outubro.
Para que o candidato seja registrado no TRE é preciso apresentar os seguintes documentos: certidão da Justiça Federal e Estadual - de 1º e 2º grau -; certidão criminal, fornecida pelos tribunais competentes para julgá-lo (para candidatos que têm fórum especial por prerrogativa de função); prova de desincompatibilização, se este for servidor público; comprovante de escolaridade; declaração de bens, preenchida pelo CandEx (Sistema de candidatura, módulo externo).
A coligação deve apresentar também as propostas de Governo para quem pleitear a vaga de chefe do executivo estadual.
Durante o registro, se for constada a ausência de algum dado ou até mesmo irregularidade na documentação de algum candidato, a coligação será notificada e o candidato terá o prazo de 72 horas para apresentar ao Tribunal Regional Eleitoral os dados que faltam, sob pena de indeferimento de candidatura.
Como o registro é coletivo, a coligação que tem como cabeça de chapa o senador Wellington Dias fará o registro apenas na sexta-feira (04). Os candidatos estão em fase final de preparação de documentos. O mesmo acontece com o PMDB, que tem como candidato o governador Zé Filho, que disputa a reeleição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.