Macelino e sua antena improvisada de PVC |
Com dificuldade para assistir à programação televisiva regional em Ilha Grande do Piauí, o jovem Macileno Sousa Santos improvisou uma antena usando um pequeno tubo de plástico de PVC e latas de refrigerante, com a finalidade de sintonizar os canais de TV de sinal aberto de emissoras de Parnaíba, distante 8 km de seu município.
Macelino diz que o sinal das emissoras de Parnaíba nunca chegava com qualidade de som e nitidez em sua residência. Ao saber que seu município havia recebido um transmissor da TV Antares, o jovem, que gosta de programas sobre esporte, ficou surpreso ao ligar a TV e sintonizar o canal 42 UHF.
“Era uma luta para pegar o sinal de Parnaíba. Já tive muita raiva. Mesmo com minha antena improvisada, eu mal conseguia ouvir a voz do apresentador. Agora, sim, com o sinal da Antares, eu tenho como saber o que acontece nas cidades do litoral e na capital”, comentou.
Ana Paula e família acompanham o novo canal em Ilha Grande |
A funcionária pública Ana Paula da Silva também se ressentia da falta de sinal de TV local em Ilha Grande. Por esse motivo, ela usa antena parabólica. Ela sempre assiste aos jornais acompanhada de seus familiares. Quando foi informada por funcionários da TV Delta, afiliada da TV Antares em Parnaíba, de que o município havia recebido os equipamentos de transmissão, ela garantiu que não iria perder a programação da emissora.
“Nem acreditei quando vi o jornal na TV Antares, com noticias do Piauí. Gosto porque retransmite os programas de entrevista da TV Brasil. O melhor é que as pessoas que não têm dinheiro para comprar uma antena parabólica podem, agora, assistir aos programas da TV Antares”, citou.
Desde o início do mês de junho de 2014, o Presidente da Fundação Antares, Carlson Pessoa, por determinação do Governador Zé Filho, iniciou um grande processo de expansão do sinal da TV Antares no Piauí, iniciando a primeira fase pelas cidades do litoral e norte do estado. Essa primeira etapa será concluída no final de julho, com quase 20 municípios contemplados. “Temos o compromisso de fazer com que a TV pública e educativa do Piauí seja vista pelos piauienses nos quatro cantos do estado. Não descansaremos até que essa missão seja cumprida”, informou Carlson Pessoa.
Presidente da Fundação de Rádio e TV Antares, Carlson Pessoa |
Em Luís Correia, os moradores e turistas estão sintonizados na TV Antares através do canal 36 UHF. O corretor de imóvel Elioano Moura, que reside em Teresina, estava aproveitando um período de descanso no município das praias mais movimentadas do litoral do Piauí, elogiou a iniciativa de expansão da emissora educativa e a qualidade do sinal, e ressaltou que assiste diariamente aos telejornais e programas da TV e Rádio Antares na capital piauiense.
“Muito boa notícia, pois tenho como acompanhar a programação da Antares quando estiver de férias em Luís Correia. Quando não estão na praia, as crianças gostam dos desenhos animados e filmes educativos. Não deixo meus filhos ficarem na frente da TV para consumir qualquer tipo de informação, tem que ser de qualidade. Fico tranquilo porque sei da preocupação da emissora com o conteúdo apropriado para todas as faixas de idade”, comemora o profissional liberal.
Elioano Moura aproveita a programação da TV Antares em Luís Correia, no canal 36 UHF |
Giovane da Silva Lima passa a maior parte do tempo em casa, na zona urbana de Luís Correia. Apesar de ser assinante de TV paga, ele diz ter comprado uma antena comum para captar o sinal de emissoras com transmissão local, depois de ser informado por amigos sobre a instalação da TV Antares. "Os canais pagos só mostram informação do Sudeste e de outros países. Sempre é bom ter mais uma opção de canal local, com noticias da nossa terra", disse.
O luís-correiense Giovane diz que o sinal chega até sua residência com qualidade |
Com a antena comum, Giovane da Silva Lima passou a contar com o conteúdo das TV´s Antares e Brasil |
O processo de interiorização da TV Antares segue em ritmo acelerado, em fase final no Norte do Piauí, com as cidades de Buriti dos Lopes, Cocal da Estação e Cocal dos Alves já dentro da área de cobertura. Segundo o Diretor-Técnico Régis Rocha, as próximas ações levarão o sinal aos municípios de Caraúbas do Piauí, Esperantina, Luzilândia e Piracuruca, e serão modernizados os transmissores de Piripiri e Campo Maior.
“A qualificada equipe técnica da TV Antares se sente orgulhosa de poder participar desse trabalho para a democratização da informação em nosso estado. Todo esse sucesso deve-se ao esforço integrado de gestores, prefeitos e secretários municipais, e o valioso apoio recebido pelas secretarias estaduais de Educação e Fazenda, em especial, ao Governador Zé Filho, que tem viabilizado os recursos e equipamentos necessários à expansão”, pontuou.
Em suas entrevistas, o Presidente da Fundação Antares sempre afirma que, além de sua gestão priorizar a valorização dos servidores e ampliação da cobertura do sinal da emissora, há uma atenção especial com a nossa programação. “A competente equipe de profissionais da TV e Rádio Antares produz matérias e documentários de qualidade técnica e editorial, que já foram, inclusive, premiados e reconhecidos nacionalmente. Nosso maior compromisso é com o fortalecimento da comunicação cidadã, que ajuda a despertar, em cada piauiense que nos assiste, o seu papel de multiplicador de valores a ações que ajudam a desenvolver nosso estado”, ressaltou.
A comerciante Socorro Martins, moradora de Cajueiro da Praia, sintonizou a televisão no canal 20 UHF |
Moradores de Barra Grande assistem ao programa 'Sem Censura', da TV Brasil, que é retransmitido pela TV Antares |
Em Barra Grande, antena e transmissor foram instalados ao lado da Igreja de N. S. da Conceição |
Além de Ilha Grande e Luís Correia, a expansão nas cidades do litoral piauiense beneficiou a sede do município de Cajueiro da Praia e aos belos cenários de Barra Grande, uma das praias do Nordeste mais citadas pela imprensa nacional especializada em turismo. A população do município sintoniza a TV Antares nos canais UHF 20(Sede Cajueiro da Praia) e 32(Barra Grande).
“Esse trabalho da Fundação Antares só é possível pelo apoio fundamental do Governador Zé Filho, um apaixonado por comunicação. Ao assumir o comando da emissora pública estadual, o chefe do Executivo me pediu que não medisse esforços para levar o sinal ao máximo de municípios piauienses possível. Quero parabenizar a todos os servidores da Fundação Antares, que tanto trabalham para os piauienses terem uma das melhores emissoras de TV Educativa do Brasil“, concluiu Carlson Pessoa.
Por Ribamar Aragão
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.