Na manhã deste sábado (19/07) ciclistas de todo o Brasil que irão participar da VI edição do Parnabike, estiveram reunidos no estacionamento do Dunnas Shopping na BR 343, no trecho que interliga Parnaíba a Luís Correia, no Bairro João XXIII, para se submeterem a vistorias médicas, técnicas de bikes e equipamentos. Na oportunidade, os atletas também confirmaram as suas respectivas inscrições, receberam os kit's para a prova que acontece neste domingo (20) e doaram alimentos.
“Estamos entregando todo o material, realizando vistorias e avaliações físicas, recebendo os alimentos que irão ser doados para Rotary Club Parnaíba Igaraçu, realizando a conferência de inscrições, dentre outros detalhes visando fazer tudo como manda o regulamento antes da prova. Amanhã vamos largar às 07h30min, onde teremos dez minutos para chegar no trecho cronometrado. A partir daí, daremos início a largada e por volta das 10h já terá atleta chegando no ponto final, onde realizaremos a entrega das premiações”, comentou o organizador e idealizador do Parnabike, Edrivandro Barros.
Ainda segundo o organizador da competição, a próxima edição do Parnabike, que deverá acontecer em 2015, pode contar com mais ciclistas, tendo em vista que neste ano o número de inscrições de 250 (duzentos e cinquenta) atletas foi encerrada antes mesmo do prazo estimado. O empresário Edrivandro Barros, enfatiza que no próximo ano a quantidade de ciclistas pode subir para 300, mas o mesmo destaca que a preocupação maior da organização é realizar a competição com qualidade.
“O Parnabike reune atletas de várias partes do Brasil e tem uma importância muito grande no desenvolvimento do turismo da região. O evento já é tradição no calendário de Parnaíba e a gente vem todos os anos competir trazendo novos amigos”, ponderou o ciclista Edvaldo Santos e Silva.
Neste ano, o Parnabike contará com uma premiação de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e com a participação de cerca de 250 (duzentos e cinquenta) ciclistas de todo o Brasil. A prova é homologada pela Federação de Ciclismo do Piauí e será válida pela 5ª etapa do Campeonato Piauiense de Mountain Bike. Além disso, servirá como forma de pontuação dos atletas para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC.
“O evento é de suma importância, pois além de incentivar a prática do esporte, ainda dar pra gente associar com o turismo, proporcionando a apreciação das nossas belas paisagens. Quando eu iniciei cinco anos atrás só éramos três mulheres, mas nesta edição já posso observar cerca de trinta mulheres competindo. E isso é um desafio muito grande, pois o nosso percurso é o mesmo dos homens. É uma superação!”, disse a ciclista teresinense, Leila Matos.
Visando não só a competição, mas também a saúde do atleta, o Parnabike 2014 conta com a parceria do Instituto Wanda Horta, que esteve na manhã deste sábado (19) avaliando as condições físicas dos atletas, realizando a aferição da pressão arterial, teste de glicemia e avaliação clínica.
“O Instituto sempre mantém essas parcerias com eventos, principalmente para dar apoio na assistência básica de saúde. No Parnabike estamos observando, principalmente, as condições dos atletas para a prova”, explicou o enfermeiro Diego Paixão, professor e representante do Instituto Wanda Horta no evento.
Com o Parnabike, a cidade de Parnaíba está recebendo vários ciclistas de todo o Brasil, valorizando assim o turismo e impulsionando a economia da região. Atletas de sete estados (Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Piauí e Distrito Federal) estão no litoral do Piauí para participarem neste domingo (20) da prova. A cada ano a organização do evento vem valorizando o ciclista com uma boa premiação, troféus e medalhas. Isso para agradar o atleta, fazendo com que ele retorne outras vezes a Parnaíba.
“O Parnabike tem uma importância enorme, tendo em vista que ele está atraindo olhares não só de ciclistas do Estado, mas também de outros lugares do Brasil. Estou observando que o evento está grandioso, muito bem organizado e isso está mostrando que nós piauienses temos sim condições de promover eventos a esse nível, até de âmbito nacional. Eu fico muito feliz em ver o meu Estado trazer olhares externos através do esporte”, afirmou a ciclista de Teresina, Cristiane Siqueira.
A programação do Parnabike segue neste sábado (19), quando às 19h acontecerá o “Congresso técnico com atletas”, onde serão esclarecidos o regulamento, o percurso e a premiação (valores).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.