Por Adriana Oliveira
Fotos Marcelo P. de Sousa (Internauta de Parnaíba)
Ao meio dia da última segunda-feira (02), o internauta Marcelo Pereira fotografou um fenômeno que ocorreu nas nuvens da Praia da Pedra do Sal, no município de Parnaíba. O evento durou cerca de 10 minutos e pôde ser visto de longe pela população.
O que os curiosos chamaram de tornado, os especialistas classificam como redemoinho, considerado comum em regiões de climas como o do litoral piauiense. “Esse tipo de evento é formado quando uma camada de ar seco encontra uma de ar úmida, a diferença entre elas forma o redemoinho”, esclarece Sônia Feitosa, meteorologista.
Apesar da aparência semelhante ao do tornado, ambos os fenômenos diferem um do outro principalmente nas características físicas. “O Tornado se forma com ventos em movimento horizontal, geralmente a uma velocidade de 150km por hora, já no redemoinho o vento fica em movimentos circulares e a velocidade não ultrapassa 70Km”, explica a meteorologista.
Ainda, segundo a especialista esse fenômeno é comum ocorrer em horários onde o clima é mais quente, como o caso do redemoinho formado em Parnaíba, e não costuma causar muito estrago por onde passa, chegando a durar no máximo 20 minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.