Saúde pública cada vez mais precária na cidade de Parnaíba (PI), apesar do grande trabalho de marketing da equipe de comunicação da prefeitura, não dá para maquiar a situação escassa que continua passando saúde municipal, principalmente nos insuficientes PSF e UBS espalhados pelos bairros de Parnaíba.
Mais um PSF está sem médicos, coisa que já é normal e corriqueiro se ouvir da população quando se fala de saúde em Parnaíba. Desta vez, o bairro é o Mendonça Clarck, onde segundo as reclamações está sem médicos há mais de dois meses e assim os moradores daquela comunidade estão sem consultas, orientações e até mesmo sem receitas, pois o receituário só sai do PSF com carimbo e ordem de um profissional.
Segundo populares a médica que tinha no posto se afastou, pois foi fazer um curso fora do país, entretanto, desde de sua saída nenhum outro(a) foi recambiado para aquela unidade de saúde que sofre com o marasmo da administração pública comandada pelo Prefeito Florentino Neto.
São pelo menos dois meses sem um profissional naquela área e os moradores do bairro não podem procurar outros PSF, pois não são atendidos porque as normas é para cada PSF atender pacientes de seus respectivos bairros. Para o popular Edvaldo Marques é uma falta de respeito o que o Prefeito Florentino faz com a população e segundo ele, Florentino não conhece a cidade que governa.
“Temos um prefeito que não conhece a cidade, só lembra do povo na época de eleição. Estamos aqui sem um médico a mais de dois meses, ninguém pode nem comprar um remédio porque a receita quem dá é o médico. Nossa cidade está acabada e o prefeito não dá a mínima para isso, lamentável”, disparou indignado o popular. Fonte: Portal do Delta
Renato Santos Júnior
2 h ·
RESPEITO A OPINIÃO ALHEIA
Sempre respeitei a opinião das pessoas em geral embora, algumas vezes com com elas não não concorde e também pelo fato de que a "opinião" é algo manifestado sem que o autor tenha certeza absoluta do que expressa, pois se assim o fosse não seria "opinião" e sim "afirmação".
Vi algumas opiniões manifestadas "FORA DILMA" através de para-brisas e para-choques de alguns veículos e procurei me inteirar sobre os proprietários dos mesmos e cheguei a constatação que vários (maioria significativa) pertenciam a médicos que atuam em nossa cidade. Também constatei que parcela representativa dos mesmo são originados de outras cidades e que para cá vieram exercer sua nobre profissão. É verdade também, como do meu conhecimento, que alguns dos protagonistas da manifestação (ordeira e pacífica, vale ressaltar, e também um direito democrático deles) são facultativos que não são muitos zelosos quanto ao cumprimento honroso dos seus vínculos empregatícios. Há caso de médico que somada as jornadas de trabalho que possui em vários municípios supera de longe as 24:00 normais de um dia.
Outros aspecto que vale mencionar e mostrar aos médicos de fora que aqui trabalham que Parnaíba é uma cidade aberta, livre e sem portões, que a todos acolhe com generosidade e respeito. Nenhum médico viu quando de sua chegada a Parnaíba, cartazes de "FORA DR. FULANO" , "FORA DR. BELTRANO" e "FORA DR. SICRANO" e olhe que tem uns que mereciam bastante, muito mais do que um "FORA DILMA". Esses sabem de quem falo.
PARNAÍBA É DE TODOS!