Parque Eólico da Omega Energia opera em fase de teste (Foto:Divulgação)
O Parque Eólico Complexo Delta da Omega Energia, localizado no litoral do Piauí, começou a operar em fase de teste na última sexta-feira (9). Segundo o diretor Paulo Barros Mattos, o complexo possui 35 turbinas eólicas, sendo que cada uma possui 90 metros de altura e gera 2MW de energia, totalizando 70MW.
“Foi construída uma linha de transmissão de 34 quilômetros para conectar a usina ao sistema elétrico da Eletrobras Piauí. A partir de hoje já possuímos três turbinas iniciando a fase de teste, e as próximas turbinas entrarão em teste nas próximas semanas”, informa, declarando que o início da operação comercial ocorrerá mediante o sucesso dessa fase de teste.
Parque Eólico da Omega Energia opera em fase de teste(Foto: Divulgação)
A energia produzida por estes 70MW é capaz de alimentar um município de 175 mil habitantes. “A empresa já investiu aproximadamente R$ 300 milhões no Piauí e planeja expansões na região que podem triplicar os investimentos caso haja viabilidade econômica”, declara.
Gustavo Mattos afirma que a região Norte do Piauí pode atingir um vasto potencial eólico, porém ainda depende de soluções estruturantes quanto à capacidade de transmissão de energia para que haja alguma expansão.
O diretor destaca o apoio institucional do Governo do Estado ao longo da implantação dos projetos e garante que a ampliação é uma hipótese bastante possível, mas depende da expansão da capacidade de escoamento da energia e de questões de custo, que envolvem a política de ICMS dos equipamentos.
Ecologia
A energia limpa vai promover a substancial redução do custo de energia elétrica a ser repassado aos consumidores e no Piauí, fomentar o desenvolvimento econômico de forma sustentável, além de elevar o PIB per capita, renda e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
A energia limpa vai promover a substancial redução do custo de energia elétrica a ser repassado aos consumidores e no Piauí, fomentar o desenvolvimento econômico de forma sustentável, além de elevar o PIB per capita, renda e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
A previsão é de que a partir de 2014, Parnaíba seja autosuficiente na produção de energia. O investimento nos demais parques eólicos planejados para a região tornará o Piauí autossuficiente em energia até 2015 com uma fonte renovável, o que significa que o estado não dependerá da importação de energia de outros estados, tampouco de insumos fornecidos por estes ou por outros países.
Os investimentos, segundo a direção, geram 300 postos de trabalhos diretos e 600 indiretos na região de Parnaíba. “Além do ingresso de recursos diretos do investimento, projetamos que a ocorrência dos investimentos aqueçam a economia local, especialmente o setor de serviços, na ordem de 10% a 15% anualmente. Como destaques, o setor hoteleiro teve crescimento de ocupação estimado superior a 30%, fornecimento de combustíveis superior a 20% e alimentação superior a 20%”, explica.
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.