27 de mai. de 2014

Barragem de Algodoes: Cinco anos após a tragédia de repercussão internacional

Foi no dia 27 de maio de 2009 que ocorreu o rompimento da barragem de algodões em Cocal da Estação, considerado até hoje o maior DESASTRE da história do Piauí. Pessoas perderam em algumas horas o que levaram uma vida para construir.   As águas arrastaram casas, postes e arvores, inundando 50 quilômetros da cidade de Cocal da Estação, e chegaram a 20 metros de altura.
Cinco anos se passaram e pouco foi feito em favor das famílias atingidas. Foram mais de 800 famílias dos municípios de Cocal e Buriti dos Lopes, onde 9 mil pessoas morreram e duas mil ficaram desabrigadas.
A essas famílias foi destinada no ano passado uma pensão e a Associação das Vitimas da Barragem de Algodões briga na Justiça por uma indenização no valor de 250 milhões para as vítimas, por danos morais e materiais.
CINCO ANOS DEPOIS a reportagem da TV Delta voltou ao local para saber dos moradores da região o que esperam dos governantes, cuja preocupação, à época só ocorreu enquanto durou o interesse da imprensa pelo caso.
Algumas dessas vítimas culpam a falta de apoio do governador do então, Wellington Dias, por haver determinado que, mas pessoas que haviam sido retiradas da área retirassem para suas casas.







Por Bernardo Silva / Fotos Gleitowney Miranda 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...