Vereador Beto (ao centro)
Na sessão da Câmara da noite desta segunda feira (12) os vereadores aprovaram, dentre outras matérias, o projeto de lei, de autoria do vereador Carlos Alberto Santos Sousa (Beto) propondo aos órgãos municipais de saúde e educação que, em conjunto, disponibilizem anualmente, no início do período letivo, testes e exames de saúde nos alunos da rede municipal de ensino.Os exames seriam de diabetes, colesterol, ecocardiograma, audiovisuais, dentre outros que se façam necessários para a verificação da saúde e do bem estar dos alunos da rede municipal de ensino.
O objetivo do projeto, é "detectar o quanto antes problemas de diabetes, obesidade infantil, colesterol alto, problemas cardíacos, principalmente nos aulas de educação física, e tratar bem da saúde das nossas crianças, jovens e adolescentes", diz o vereador em sua justificativa.
Ainda na sessão de ontem o vereador Renatinho da CEPISA voltou a pedir através de requerimento que o Governo do Estado implante redutores de velocidade na PI-116, a partir da descida da Ponte Simplício Dias até o final da área residencial, como forma de impedir que vidas humanas continuem sendo sacrificadas em função do intenso fluxo de veículos que trafegam pelo local que dá acesso à Ilha Grande do Piauí e à praia da Pedra do Sal.
Renatinho também pediu em outro requerimento que a Câmara Municipal envie Moção de Pesar aos familiares de Fernando José Barros Lira, falecido sábado último vitimado por infarto. Ele era funcionário da Eletrobrás, empresa da qual o vereador também é funcionário.
O vereador André Neves, por outro lado, solicitou em requerimento que o prefeito Florentino Neto veja a possibilidade de enviar à apreciação do Poder Legislativo, projeto de lei isentando de pagamento do IPTU todas as pessoas portadoras de câncer. "É uma doença cujo tratamento é caro e essa isenção seria uma forma do município também contribuir para minorar os problemas dessas pessoas", justificou o vereador, citando que em outros Estados como Paraná, por exemplo, essa lei já existe.
Vereador Antônio Diniz
No horário destinados às explicações pessoais, o vereador Antônio Diniz fez uso da palavra registrar o vandalismo que vem ocorrendo em locais de grande aglomerado de pessoas, onde os guardadores de carros estão presentes, agindo como vândalos, arrombando veículos, "como ocorreu no último final de semana na Boate Trilhus", registrou o vereador, pedindo o apoio das autoridades competentes.
Segundo divulgou a imprensa, Mais de dez veículos foram arrombados nas proximidades da Boite Trilhus, na madrugada deste domingo (11).
Os carros estavam estacionados no entorno da Boate e da Praça Mandu Ladino. Os veiculos tiveram os vidros quebrados e aparelhos de som e outros pertences levados pelos bandidos.
Presidente da Câmara parabeniza prefeito pelo "Prêmio Prefeito Empreendedor
A presidente da Câmara Municipal, vereadora Neta Castelo Branco, no início da sessão desta segunda feira, parabenizou o prefeito Florentino Neto, que recebeu ontem (12) em Teresina o Prêmio Prefeito Empreendedor. Para ela, a homenagem foi mais do que justa, pelo que ele vem fazendo na administração cidade, onde tem tomado posições inovadoras.
A iniciativa do SEBRAE visa reconhecer a capacidade administrativa dos gestores que elaboraram os melhores projetos e implantaram ações em favor do surgimento e do desenvolvimento de seus municípios. Parnaíba foi reconhecida pela implantação da nota fiscal eletrônica, instalação do balcão empreendedor, utilização de novas tecnologias nos processos de licitações, e contratação de serviços e aquisição de bens pela administração pública.
FALTA D`ÁGUA NA ZONA RURAL
Em requerimento aprovado em plenário, a Vereadora Neta voltou a pedir, também na sessão de ontem, favor dos moradores da zona rural do município de Parnaíba, que continuam sofrendo com a falta d`água, problema este por demais debatido pelos vereadores. Neta pediu providências ao prefeito para o envio de carro pipa para levar água às famílias do km 12, Baixa da Carnaúba Olho D`água e Km 16. Ela disse haver se surpreendido no final de semana, ao realizar uma festividade no Km 12, pelo dia das mães, haver se deparado com famílias comprando baldes de água por 2 reais, para beber. "Entra ano e sai ano e aquele gente neste sofrimento", comentou.
Ela recebeu algumas sugestões dos demais vereadores, inclusive que estendesse o pedido de providências ao Governador do Estado, Zé Filho, e ao também parnaibano e vereado Gerivaldo Benício, atualmente na direção administrativa da AGESPISA.
O vereador Antônio Cardoso também apontou como solução mais imediata a perfuração de poços tubulares nas regiões onde haja problema com a falta de água para beber.
Fonte: Ascom\CMP
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.