O número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 ultrapassou o total de candidatos de 2013, quando 7,17 milhões de pessoas se inscreveram no processo. Até às 19h40 desta quinta-feira, penúltimo dia do prazo final para o registro de candidaturas, 7.266.655 alunos já haviam se cadastrado para concorrer nas provas que acontecem nos dias 8 e 9 de novembro. O presidente do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais (INEP), José Francisco Soares, acredita que, nesta sexta, último dia das inscrições, podem ser registrados momentos de pico na procura do sistema online. A expectativa do MEC é que cerca de 8,2 milhões de candidatos se inscrevam até às 23h59min.
- Foi um pico enorme de acessos no ano passado. Fica difícil dizer o que pode acontecer, no entanto, sabemos que o brasileiro adora adiar tudo, não é? Mas estamos preparados - afirma.
Os maiores receios em relação ao Enem continuam sendo a segurança e o sigilo das provas. Os casos anteriores de fraudes, como o vazamento do conteúdo do teste, em 2009, e problemas técnicos, com erros de impressão em 2010, abalaram a credibilidade do exame. Há apenas três meses no cargo, Soares garante que as falhas de segurança “ficaram no passado”:
- Vamos ter um detector de metais portáteis, o que é apenas um adendo a todo um sistema de segurança. Não há nada no Enem que não seja monitorado: desde a produção do item até chegar à sala de provas.
Apesar dos números recordes já alcançados, a participação dos candidatos nos dias das provas pode ser bem menor que o total de inscritos. Tradicionalmente, o número de ausentes chega a 30% do total da procura. Geralmente enquadram-se neste perfil candidatos que não têm recursos para pagar a taxa de inscrição, de R$ 35, as pessoas que trabalham e as mais velhas. Muitos fazem as inscrições, mas acabam desistindo.
Após realizada a inscrição, o candidato deve ficar atento à data limite para o pagamento da tarifa - dia 28 de maio. Estudantes da rede pública e concorrentes com renda familiar até 1,5 salário mínimo ficam isentos. Na internet, o endereço para se inscrever é enem.inep.gov.br. Em 2014, o Enem será realizado em 1.699 cidades.
O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.