12 de abr. de 2014

Zelador assume cargo de vereador de Teresina - PI e diz que irá de bicicleta à câmara


Zelador Pedro Fernandes será vereador em Teresina (Foto: Gilcilene Araújo/G1) 
'Não é por me tornar vereador que vou abandonar minha bike', afirmou.
Pedro Fernandes irá assumir pela 2ª vez o cargo na Câmara de Teresina. 
Pai de família, militante em associações de bairro, evangélico e zelador da Vigilância Sanitária Estadual nos últimos 12 anos. Essa é uma parte do perfil do novo vereador deTeresina, Pedro Fernandes Mendes, de 46 anos, que assume uma vaga na Câmara dos Vereadores da capital na segunda-feira (14), no lugar de Jeová Alencar (SDD), que se licenciou do cargo para se tornar o novo diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). 
Dentre tantas características do novo parlamentar, uma das mais fortes é o uso da bicicleta para se locomover para qualquer lugar da cidade. Pedro Fernandes garante que vai tentar manter a prática, mesmo depois de assumir sua nova função. “Sempre fui trabalhar de bicicleta e tenho um carinho muito grande pela minha magrela. Não é por me tornar vereador que vou abandoná-la. No entanto, dependo da câmara para continuar a usá-la, pois lá não tinha lugar para guardá-la”, afirmou. 
É a segunda vez que o funcionário público assume uma vaga de vereador. Em 2008, Fernandes passou dois meses exercendo a função, oportunidade em que diz ter apresentado 192 indicativos de projetos de lei, visitou 52 bairros e teve uma lei aprovada.
Natural de São João da Serra, cidade do interior do Piauí, o futuro parlamentar veio para a capital em 1982, fugindo de uma seca. “Passei alguns meses, daí fui para Imperatriz (MA), onde trabalhei em uma fazenda, depois fui para Belém e Manaus para trabalhar no garimpo. Dez anos depois voltei para Teresina, arranjei um emprego de vendedor, consegui um terreno e construí minha casa 1992”, contou.
O bairro onde mora, o Parque Poti, na periferia de Teresina, era uma zona quase desabitada em 1992 e sem estrutura. Foi a falta de aparelhos urbanos, como ruas, iluminação e água encanada, que fez com que o então vendedor se envolvesse com a militância em associações de bairro. “Quando cheguei lá, era uma comunidade muito carente, sem estrutura. Desde então nos mobilizamos para conseguirmos melhorias para o local”. 
Pedro Fernandes chegando ao local onde é zelador há 12 anos (Foto: Gilcilene Araújo/G1) 
Entretanto, se passariam ainda alguns anos até que Pedro se candidatasse a uma das vagas na Câmara de Vereadores de Teresina. O debute foi 2004, quando amealhou 1.129 votos e não ficou nem na lista de suplentes. Mas em 2008, os 1.950 votos conseguidos lhe valeram uma suplência, que foi aproveitada por um breve período, apenas dois meses.
No pleito seguinte veio um novo sucesso eleitoral. Filiado ao Partido Solidariedade, Fernandes será empossado como vereador às 10h da segunda-feira (14), quase dois anos após receber 3.446 votos nas eleições realizadas em 2012.
Como novo vereador, o zelador diz que terá duas temáticas como principais bandeiras de atuação: a adaptação da cidade para o uso da bicicleta e o reaproveitamento do lixo doméstico. “Defenderei a criação de novas ciclovias, porque o ciclista tem grandes dificuldades de transitar pela cidade. Apesar de a prefeitura ter aumentado muito o número de ciclofaixas, a quantidade ainda não é suficiente. Outro problema é que você pedala por umas vias com segurança, pois tem ciclovia e de repente elas acabam. Aí você tem que dividir a via com os carros”.
Em relação ao tratamento e reaproveitamento do lixo, Fernandes diz que o poder público está jogando riqueza fora todos os dias. “A cidade não tem um projeto, uma lei para que o lixo seja reaproveitado. Os catadores trabalham de forma tímida e diariamente estamos jogando ouro fora. A prefeitura precisa desenvolver ações para que o lixo seja tratado como uma fonte de renda para as pessoas. Isso pode ser feito nas escolas, comunidades e dentro da igreja. Vou trabalhar por um projeto de lei para que a cidade possa mudar nesse setor”, admitiu.

(G1 PIAUI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...