PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE PARNAÍBA
A vontade de fazê-lo conhecido pela sua trajetória entre nós, explorando nos seus mais íntimos detalhes, leva ainda hoje, muita gente a fazer de JESUS CRISTO, a maior fonte de inspiração e informação, seja para aprofundar sua história, seja para explorar suspeitas de sua vida divina.
“Deus amou o mundo de tal forma que deu seu único filho”, seu primogênito para resgate deste planeta que insiste em não acreditar em sua existência; pelo menos 2/3 de sua população. Mesmo ainda sem data certa, a humanidade cristã, celebra sua passagem por aqui e aniversaria sua vitória (ressurreição) em data móvel, após uma semana de celebrações especificas que culminam com o conhecido “Domingo de Páscoa”.
E para que as pessoas neutralizem a experiência de Deus entre nós, através de seu filho Jesus, neste período grupos de teatro procuram mostrar, resgatando no tempo e no espaço, a memória do salvador do mundo, pela VIA SACRA ou para alguns apenas Paixão de Cristo.
Em Parnaíba, já de longa data se deixou acostumar a assistir estes espetáculos, principalmente quando sua produção é requintada de zelo e apurado de profissionalismo. O exemplo disto é o espetáculo Paixão de Cristo de Parnaíba, produzido por Juarez Fontenele há 20 anos com o Grupo PES -“Perseverantes do Espírito Santo – Paróquia de São Sebastião”, através da ASCAP – Associação Sociocultural Amigos Perseverantes de Parnaíba, em conjunto com artistas locais e comunidade.
O espetáculo, este ano acontecerá em dois momentos: no dia 16 de abril iniciando com a procissão do fogaréu prevista para saí as 18:30h após a celebração da Santa Missa (na Igreja São Sebastião), seguindo por ruas da paróquia e retornando para o átrio da igreja,
E no dia 18 de abril (Sexta feira da Paixão) a partir das 18 horas em Parnaíba, em uma única apresentação no campo ao lado da Igreja de S. Sebastião, conta com elenco de 110 atores fixos, 70 coadjuvantes e 90 figurantes, mobilizados por 18 equipes de sustentação (iluminação, figurino, sonoplastia, jacaré, cenário, cavalaria, adereços, patrocínios dentre outras).
A exemplo do ano passado é esperado um público de mais de 20 mil pessoas destacando se assim a tradição religiosa em nossa região.
Apesar das dificuldades que cercam todos os setores, a direção do grupo também não fica isenta e por isso com apoio recebido ( da imprensa e de vários parceiros) e suas próprias forças, sempre almejam sensibilizar com suas apresentações, o publico, uma vez que entendemos que é também uma forma de evangelizar mostrando de fato, um pouco do que aconteceu com Jesus de Nazaré.
A Direção Teatral fica por conta do Diretor e Ator Jesum Messias, Direção Geral por parte do produtor cultural e Diretor de Teatro Juarez Fontenele, sonoplastia de Frank Nascimento. Quanto aos personagens: no papel de Jesus Cristo: Flaviano Marques, Maria: Carol Porto, Pilatos: Joeson Araujo; João Batista: Evilásio Cunha, Herodes: Arnaldo Junior, Judas: Flavio Sidonio; Caifás: James Soares, Madalena: Jacinta Vieira, Veronica: Marieth Machado.
Este ano o evento será transmitido ao vivo pelo site www.radiolael.com.br.
Portanto o Grupo PES e a ASCAP convida a todos
para participar da seguinte programação cultural religiosa
dia 16 de abril (quarta-feira)
Procissão do fogaréu
saindo de frente à igreja São Sebastião
após a celebração das 17h
pedimos que tragam: velas, lampiões, lamparinas (utilizado no ANO DA FÉ).
dia 18 de abril (Sexta Feira Santa)
as 19h
Apresentação do tradicional espetáculo teatral da Paixão de Cristo
ao lado da Igreja São Sebastião.
PARTICIPE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.