8 de abr. de 2014

Mão Santa: "Zé Filho não tem nada o que aprender com os que estão aí"

Em entrevista ao Portal AZ, o ex-governador Mão Santa disse estar ouvindo o povo e avaliando a possibilidade de colocar seu nome como possível candidato ao governo nas eleições deste ano. “Se tiver bom, eu não vou fugir, se não der eu não vou, eu fico abraçado com a Adalgisa. Mas o que eu estou sentindo é um clamor do povo, mas eu não salto no escuro não”, afirmou.

Sobre a possibilidade de apoiar uma possível candidatura do governador Zé Filho, Mão Santa limitou-se a dizer que “há um tempo determinado para tudo”. E ainda afirmou que o atual governador, deve se espelhar somente no exemplo que o pai deixou. “Ele tem que seguir o exemplo do pai dele, que sonhava em sair da mesmice e acreditava no trabalho.”

Sobre o atual momento político pelo qual o país passa, Mão Santa atribui ao PT e ao PMDB a culpa da volta da inflação, a falência da Petrobrás e o aumento violência. “Tudo é a mesma coisa, PT e PMDB é que mantém essa violência, é que mantém a corrupção maior, a inflação voltando, a educação pública acabada, a saúde só pra que tem dinheiro e está aí o resultado, a falência da Petrobras”.


Leia abaixo a entrevista

Portal AZ:
 Nesse cenário atual que avaliação você faz, principalmente estando um sobrinho seu, como chefe do governo do Estado?

Mão Santa: Você sabe que eu tenho um filho soldado, se você consegue poder, você pode mandar até prender. Tem a caneta, pode nomear chefe, é o poder; mas buscar autoridade, é conseguir fazer as coisas com o apoio do povo. Então se casar poder com autoridade dá um bom acordo, né? Essa autoridade a gente busca, um objetivo pessoal, eu acho. Ele tinha um sonho, empresarial forte, político, um homem de muita fibra. Porque o Antonio José, mais do que nós, tem muita saúde, e ele conseguiu ser líder empresarial. Mas a gente não escolhe a época de governo. Eu, por exemplo, sofri muito. Porque eu enfrentei, mas doutor Alberto, que deixou setes meses de salário atrasado e o Freitas Neto, mais inteligente que nós, passou um parcelamento, então carreguei aquela cruz que o funcionário com toda razão, queria receber todo (salário) de uma vez. Mas hoje é impossível pagar mais de quarenta mil casos trabalhistas, mas estamos buscando. O momento que está aí é um momento adverso né? O meu governo teve até reeleição, um período curto. Mas mais curto ainda é agora, com esse negócio de futebol, semana santa e eleição.


Portal AZ
No cenário tem três candidaturas, a do petista Wellington Dias, a do peemedebista Marcelo Castro, a sua e de alguns partidos pequenos. O senhor já pensou em como fazer para ter o apoio de seu sobrinho governador ou ele tenta também visibilizar a candidatura dele?

Mão Santa: Você sabe mais do que nós, você analisa as coisas. Mas tem certas coisas que nunca se faz. Eu aprendi isso na vida; se tu vai pra uma festa de São João, não vai tocar lá o samba, né? O carnaval ou vice versa. Então a cultura do piauiense é rebelde. O Wall Ferraz foi muito importante para o Piauí, para minha vida. O que foi a guerra do Genipapo? Uma revolta popular contra o governo. O que foi Eurípedes de Aguiar, o pai de Agenor? Revolta popular. Roger Furtado, Mão Santa, Wellington? Revolta do povo. Então o estado das coisas que estão aí ..., eu não sei, tu não aceita. Nós estamos com cinquenta deputados estaduais. Olha como é difícil a vida para o povo, trabalhando no sol quente. 

Portal AZ
:
 No dia da posse, antes do Zé Filho ser empossado, o senhor se encontrava no palácio e disse que ele não tinha o que aprender com esses que estavam aí.

Mão Santa: É verdade. Eu acho que o melhor exemplo é o pai dele que você conheceu; homem de luta. Ele tem que seguir o exemplo do pai dele, que sonhava em sair da mesmice e acreditava no trabalho. Quando eu cheguei a Teresina para governar nesse estado, o único prédio que tinha moral era da Federação, tudo foi depois do meu governo. Então o bom exemplo que ele teve, foi com o pai dele, com um bom trabalho. Eu li o livro do Leônidas Melo, para entender o povo ele disse que foi médico, professor e político, ele gostou mais e foi feliz como professor, naquele tempo professor era respeitado. Eu também fui médico, professor e político, então a vida está aí ensinando. Eu estava trabalhando em combinação com meu sobrinho para ajudá-lo, ele que sonhava em ser reeleito a deputado federal. Só Deus conhece mais o Piauí do que eu, porque Deus me permitiu - o tempo foi maior-, criar 78 novas cidades. Mas tudo foi de repente, mal conduzido. O Themístocles foi me visitar: - “Eu quero aprender”. Rapaz, a gente não aprende é com Deus? A democracia não é com Deus? Governo do povo para o povo? Olha aí! Nos Estados Unidos se lançam vários candidatos a presidente, tiram aquelas primárias de um ano, e aí o cara mesmo desiste, vai num estado, vai no outro, não fica. Então o povo que é da cultura do Piauí não aceita de jeito nenhum dois governadores do mesmo lado, PT e PMBD é a mesma coisa, são tudo farinha do mesmo saco, quem é o responsável pela violência? É o Arimatéia? É a Rayanna? Mais aí nesse contexto, o Themistócles, que disse que tem trinta pesquisas, Mão Santa tinha 60 e tantos nas trintas maiores cidades e eu mesmo na minha observação, então há um chamamento. Então eu estou me lançando na pobreza do povo Arimatéia, para sentir. Se tiver bom, eu não vou fugir, se não der eu não vou, eu fico abraçado com a Adalgisa. Mas o que eu estou sentindo é um clamor do povo, mas eu não salto no escuro não. 

Portal AZ
:
 Mão Santa, política é arte do possível. E numa eventualidade do governador Zé Filho ter interesse em ser candidato a governador, como vai ser essa disputa, do tio com o sobrinho, do sobrinho com o tio?

Mão Santa: Sobre o céus há um tempo determinado para tudo. Hoje, quem sou eu para definir que vai haver no futuro? Hoje está apostado essas candidaturas, Mão Santa consolidando a história do Piauí, as oposições, a revolta popular e dois candidatos do governo. Tudo é a mesma coisa, PT e PMDB é que mantém essa violência, é que mantém a corrupção maior, a inflação voltando, a educação pública acabada, a saúde só pra que tem dinheiro e está aí o resultado, a falência da Petrobrás. Não sou eu o culpado, tai os dois, PT e PMBD, a mesma coisa. Eu vou ver esse chamamento popular, vou senti e estou fazendo isso.

Portal AZMais você não respondeu ...

Mão Santa: Respondi. Antigamente se operava, mas hoje não se faz uma operação se não fazer os exames pré-operatórios, né verdade? Também tudo entra numa campanha, o Barack Obama disse que a maior felicidade que ele fez foi isso, ter feito pesquisa. Então a minha posição dele ou de qualquer um, vai ser baseado nisso.

Portal AZPesquisa

Mão Santa: É! O povo! O Povo! Eu estou andando com o povo, que é onde nasci que eu sei andar para sentir e quero te dizer que a imagem da Adalgisa aqui, é tão forte como em Parnaíba, que eu tenho andado com ela pra sentir. Não é por acaso que ela quase ganha, sem nenhum dinheiro que nós não temos. Ela quase ganhou do Silvio Mendes. Então a imagem é muito forte. O pessoal tá dando um salto no escuro, tá dando um salto no governo de amor, que abriu as portas para o povo, do Luz Santa, da firmeza.

Portal AZAcabaram com esse programa Luz Santa acabaram?

Mão Santa: Acabaram. Sim, Arimatéia, Teresina era uma província, não tinha um edifício nesse lado do rio, 400 faculdades para pobre ser doutor. Então, meu secretário ilustre, João Vicente que está aí e o Antonio José Moraes Sousa, só de fábrica de castanha fizeram 27. As duas fábricas que tem no Piauí que prestam é a de cimento em Fronteiras e a Bungue, cadê a Suzano? Esse negócio de fazer fábrica na televisão, eu fiz vinte e sete, não fechou uma fábrica, não fechou uma escola, nós crescemos 11% ao mês, passando do Maranhão, passando dos dados da Paraíba. Mentiras, esse negócio de televisão. Nenhuma escola foi fechada no meu governo, você sabe mais do que eu, não vou da os números que você sabe. Então o povo sentiu que não é um salto do escuro, é um salto do amor que constrói para a eternidade, então estamos crescendo muito. 

Portal AZ: Você tem andado pelo interior, já teve em Picos recentemente, tem andado aqui nas feiras públicas com o ex-deputado Mainha, ele é seu companheiro de chapa, já tá certo pra ser candidato a senador?

Mão Santa: Todo mundo acha, a estrutura. Então esse negócio de movimento, maior movimento político, idealistas. Eu tinha proibido de falar meu nome para governador, mas aí eles falaram, ai deu esse furacão que tu está vendo. Mas o Mainha é fundamental, porque no G12, o partido dele é o maio. No DEM apesar que ele tava acabado, só pra delegado são 126 deputados federais, ele já recebeu o Aécio, ele pede a vice-presidência, então ele já tá com Aécio. O meu tem 17. Então como estrutura partidária tá garantido cinco minutos na televisão. Então nós temos hoje estrutura partidária.

Portal AZE o candidato a vice vai sair de que partido?

Mão Santa: Aí tem muitos, tem muitos, eu não vou nessa. Eu me lembro que quando me lancei, eu tinha só 4%, diziam que eu só era conhecido até o Buriti e ganhamos a eleição, você lembra?

Portal AZ: Essa história aí foi do ex-governador Lucídio Portela, que não queria você como candidato a vice, na chapa do Freitas Neto. 

Mão Santa: Meu sonho, tu sabe qual era meu sonho? Meu sonho era ser vice do Átila, ai foi esse negócio q você sabe a história. Ele melhorou meu nome na capital e no norte, então meu sonho era ser vice do Atila, gosto dele.

Portal AZ: O que você fez nos dois governos que o senhor não repetiria?

Mão Santa: Os problemas são totalmente diferentes, então eu tinha que fazer esse impacto na capital, o otimismo. Agora é a violência. Eu vi ontem, um homem de bem pra ir trabalhar sai apavorado. Ontem eu com minha família, eu senti em vários lugares, todo mundo com medo. Então a violência é o fundamental, o povo tem que viver em paz, como viveu no meu governo. Então o primeiro combate, é o exemplo, tá havendo mal exemplo, olha aí a corrupção. O padre Antonio Oliveira dizia: “o exemplo arrasta, é ruim”. É tão ruim Arimatéia, que o povo das manifestações não acreditava em líder ou partido político, e isso é muito ruim. A democracia tem que acreditar nos líderes, eles são o canal para tranquilizar dos anseios do povo. Mas pesquisas de vocês mesmo mostram que 98% não acreditam, então tem que ter a credibilidade, tem que dar o exemplo. Evidentemente tudo vai ser novo, o que passou, passou. Não volta, é outra história. Aqui é o grande problema, eu tinha que pagar setes meses que o doutor Alberto Silva deixou atrasado e o Freitas não pagou, eu tinha que resolver quarenta mil causas trabalhistas. Agora todo mundo sabe que eu resolvi essa violência, quem deu a ordem de prisão para o coronel Correia Lima (batendo no peito) fui eu. Eu sou oficial da reserva, eu tinha experiência, é o coronel que tem que ir ao aeroporto, eu que determinei. Saiu gente de todo lado e no dia seguinte, eu que fui ao comando da polícia, eu que fui. E cheguei lá, fui claro: olha reúna o Estado, ou vocês prendem, ou senão eu vou onde ele está ou busco auxílio. Vou botar 10 mil cartazes: Vivo ou morto. Aquela prisão só tinha direto a trinta dias, era administrativa, lá um homem surgiu - que devia ser exemplo pra esse Ministério Público -, Afonso Gil, que fez os processos e até hoje ele está preso. Graças à coragem de Afonso Gil. Devia ser levantado uma estátua no Ministério Público, do Afonso Gil, foi o único que teve coragem, que enfrentou essa prisão.

Portal AZ: E o Robert Rios?

Mão Santa: A verdade é que na hora eu usei o nome, na hora eu disse: olha eu dei a ordem, eu sou comandante chefe, se você não obedecer, eu vou buscar outros institutos. Vou buscar auxílio na Polícia Federal, escrevi umas linhas e botei no bolso, eles viram ali. Eu disse: vou a Brasília, vou buscar um comandante do exército. Mas eu sou oficial de reserva e agora eu não vou ter poder de tirar isso do exército depois, tu sabe que é complicado né? Vou botar meu cartaz, aí quem ia receber, amigo Arimatéia, era um sargento que disse: ‘’Vocês são doidos, a gente não pode prender coronel’’.

Por Arimateia Azevedo e Rayanna Mousinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...